O que é realmente importante para você na hora de comprar um produto ou contratar um serviço? Que tipo de mensagem sua empresa está enviando para os consumidores?
Em um mundo onde questões políticas e éticas se colocam cada vez mais presentes, é praticamente impossível se manter neutro. Questões ambientais, sobre direitos LGBT, imigrantes, direitos dos animais, tudo isso interfere em nossas escolhas, de uma forma ou de outra, uma vez que se conectam com nossos valores pessoais.
Pensando nisso, neste artigo, vamos te ajudar a refletir sobre o impacto dos valores pessoais nas suas decisões do dia a dia e, também, no sucesso da sua empresa.
Vamos lá?
Os valores pessoais são os princípios morais que conduzem a vida de uma pessoa. Eles fazem parte da formação da consciência e da maneira de agir e se relacionar em uma sociedade.
Esses valores podem contribuir para que a convivência entre as pessoas seja pacífica e justa.
Os valores são construídos socialmente e orientam as nossas decisões, traduz nossos comportamentos e nos motivam, regem as nossas ações e, consequentemente, a vida humana.
Todo mundo tem seus valores pessoais e eles podem, por diversas razões ser bem diferentes. Algumas pessoas são competitivas, enquanto outras valorizam a cooperação. Certas pessoas estão à procura de aventuras, enquanto outras buscam segurança.
Você, por exemplo, talvez valorize a bondade e aproveite toda e qualquer oportunidade para ajudar as pessoas. Dessa forma, você é generosa e dedica seu tempo e recursos a causas em que acredita ou amigos e familiares.
Saber quais são os seus valores pessoais é muito importante, porque viver de acordo com eles é o caminho para uma vida satisfatória. E isso se aplica tanto às decisões simples do dia a dia, como comprar um determinado produto, quanto às escolhas de vida maiores, como abrir um negócio ou continuar em um emprego estável.
Tendo seus valores pessoais como guia você consegue tomar decisões que te deixam feliz, mesmo que não façam nenhum sentido para as outras pessoas.
Mas é aí que surge a pergunta: como definir meus valores pessoais?
Pois bem, o primeiro passo é descobrir o que te faz sentir bem. Quais são as características ou formas de se comportar no mundo. Por exemplo, alguém que valoriza a honestidade só vai se sentir bem quando diz a verdade e vai procurar se relacionar com pessoas e marcas que também se guiam pela honestidade.
Esses princípios da vida, então, são absorvidos por nossas crenças, se tornando nossos valores pessoais. Muitas pessoas não sabem quais são seus principais valores, por isso, é importante desenvolver o autoconhecimento.
Aqui relacionamos alguns valores como exemplo:
Todo ano o governo federal divulga uma lista onde consta os nomes de empresas e empregadores envolvidos com trabalho análogo à escravidão, certo? E assim, as pessoas têm a opção de manterem ou não relações comerciais com essas empresas. Algumas pessoas não irão se importar, mas aquelas que têm como valores pessoais a honestidade, justiça e liberdade, seguramente ficarão incomodadas se precisarem negociar com essas empresas.
Isso vale para as mais diversas situações. Por exemplo, você compraria de uma empresa que destrói o meio ambiente? Contrataria os serviços de uma empresa que já foi denunciada por racismo ou homofobia? Bem, a resposta vai depender dos seus valores pessoais, do que é realmente importante para você.
E sim, isso não é algo irrelevante ou pontual. Em 2019, a pesquisa “Global Consumer Pulse” da Accenture Strategy, mostrou o seguinte com relação aos consumidores brasileiros:
Ou seja, os valores pessoais nunca foram tão relevantes para as pessoas quando o assunto é consumo. E as marcas que informam ao público sobre seus propósitos e valores, demonstram comprometimentos com causas e se colocam no mundo para além de seus produtos, têm mais chance de atrair consumidores e influenciar decisões de compra.
Como já mencionamos, os valores pessoais definem o que é mais importante para você, fornecendo orientação e influenciando suas escolhas. Já no caso das empresas, eles também influenciam as decisões de compra do consumidor e com isso, afetam suas vendas e lucro, porque as pessoas tendem a não comprar de uma marca cujos valores não estejam alinhados com os seus.
Algumas empresas definem seus valores sem muito cuidado, simplesmente para concluir a tarefa de construção de um negócio e com isso eles se tornam algo vazio e sem sentido. São apenas palavras que soam, mas que não se materializam na prática.
Por sua vez, os empreendimentos de sucesso selecionam cuidadosamente seus valores e os incluem em todos os aspectos da empresa: na equipe de trabalho, no marketing, nas vendas, nos serviços e produtos finais. Dessa forma, os valores se tornam padrões de comportamento e fazem com que a empresa cresça e conquiste cada vez mais consumidores.
Assim, se você está empreendendo é importante ter algum tempo para definir quais são os seus valores pessoais e como eles irão influenciar a cultura da sua empresa, do seu negócio. Quando seus valores pessoais estiverem de acordo com os valores da marca, você será capaz, entre outras coisas de:
No mais, se seus valores pessoais não estiverem alinhados com os valores da sua empresa, você certamente se sentirá infeliz, ansiosa, desapegada, insatisfeita, frustrada e até mesmo ressentida. E isso tudo poderá ser sentido por sua equipe, clientes e parceiros, impactando de forma negativa o seu negócio.
O que é importante para cada um? O trabalho, ganhar dinheiro, constituir família, ter filhos, estudar, viajar e conhecer o mundo? Aquilo que é importante para nós nos move, nos motiva, se torna nossa prioridade. Nossas verdades nascem também de nossos valores.
Descubra o que é realmente importante para você. Seja transparente e honesta com seus valores, concentre neles e tenha certeza de que essa é a melhor forma para que sejam feitas as escolhas certas em todas as esferas da sua vida.
Por fim, exponha a sua maneira de ver o mundo em seus produtos e serviços. Assim, os consumidores certos irão se identificar com sua empresa e dificilmente irão te abandonar. Essa é a melhor forma de ser mais do que uma empreendedora de sucesso, é a única maneira de ser uma empreendedora feliz.
Gostou do tema? Deixe nos comentários a sua opinião e lembre-se de compartilhar este artigo em suas redes sociais, com suas amigas empreendedoras!
Referências:
https://www.istoedinheiro.com.br/conciliando-consumo-e-valores-pessoais/em 02/06/2021
https://business.tutsplus.com/pt/tutorials/what-are-personal-values–cms-31561/ em 02/06/2021
https://penser.com.br/valores-pessoais/
pós-capitalismo, Facundo Guerra. Editora Planeta Estratégia, 2ª edição, 2018.
SOBRE A SPACE CONSULTORIA
A Space Consultoria tem em seu time duas profissionais que possuem ampla experiência e vivência no mundo corporativo. Comandada por Lívia Monteiro e Rosangela Gouvêa, que possuem mais de 20 anos de experiência no ambiente corporativo nas áreas administrativa, financeira, marketing e jurídica. A marca atua diretamente na organização de negócios. A missão da marca é ajudar mulheres que enfrentam os mais diversos desafios no desenvolvimento de seus negócios e ideais.
A motivação é identificar problemas e encontrar soluções em conjunto, para que as mulheres possam trilhar um caminho de sucesso. Acreditam que ao fortalecer essas iniciativas, a sociedade fica mais fortalecida.
Os atendimentos são realizados na modalidade presencial e online. Tudo isto com Ética, Comprometimento, Confiança e Equilíbrio para que possam atingir a Realização Pessoal. Estes são os valores da marca.
BUSQUE O APOIO DE UMA MENTORIA
Da mesma forma que o gestor de uma empresa busca serviços terceirizados para garantir a eficiência em uma determinada atividade, não hesite em buscar o apoio de especialistas que possuem valores compatíveis e alinhados com seus negócios, assim suas decisões vão te deixar mais feliz, mesmo que não façam nenhum sentido para as outras pessoas.
Rede de apoio, é disso que estamos falando. Com uma mentoria qualificada, personalizada e com método pautado em Mentalidade, Alta Performance e Resultado, você pode encontrar o equilíbrio que precisa para lidar com seus desafios pessoais e profissionais.
Mulheres que buscam melhorar seus resultados, encontram na mentoria uma ferramenta poderosa para alinhar seus valores com o seu negócio, bem como lidar com atividades administrativas e jurídicas, por exemplo. Estes são temas com os quais toda mulher a frente de um negócio deve ter conhecimento, pois é preciso garantir a conformidade de sua atividade com as leis e normas de cada setor e buscar apoio para a execução das tarefas que menos necessitam de sua atenção.
Como você pôde ver, nossos valores influenciam nossa decisão de consumo, assim como a decisão de seu cliente. Então, se você se identificou com nossos valores será um prazer te explicar como uma mentoria pode te ajudar. Entre em contato e fale com quem é especialista no assunto!
O que nos impulsiona é ajudar mulheres empreendedoras a alcançarem seus objetivos por meio da organização do seu negócio!
Sobre a Space Consultoria
A Space Consultoria & Serviços tem em seu time duas profissionais qualificadas que possuem ampla experiência e vivência no mundo corporativo. Comandada por Lívia Monteiro e Rosangela Gouvêa, que possuem mais de 20 anos de experiência nos âmbitos administrativo, financeiro e jurídico, a Space atua diretamente na organização de negócios. Nossa missão é ajudar empreendedoras que enfrentam os mais diversos desafios no desenvolvimento de seus negócios e ideais.
Linkedin: Linkedin.com/in/spaceorganizer
Site: www.spaceconsultoria.com.br
Instagram: @spaceconsultoria
Email: [email protected]
Sócias: Lívia Monteiro & Rosangela Gouvêa
WhatsApp: (21) 98895-0668 / (21) 99668-9159