TRANSFORMANDO A SUA MARCA

Por Fátima Frenandes

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que independente de vendermos algum produto ou serviço, seja fisicamente ou online, todos nós somos uma marca. Nós, mulheres empreendedoras, que assumimos tantos papéis, precisamos saber nos posicionarmos como Marcas Pessoais de forma estratégica, elevando assim a percepção de valor de nossos serviços ou produtos.

Mas, afinal de contas, o que é Marca Pessoal?

Marca Pessoal é tudo aquilo que fazemos de forma única. Está relacionado à nossa identidade, aos nossos valores, nossa jornada, nossa verdadeira essência e quem somos de verdade. É todo o conjunto de ações pelos quais somos lembrados. 

Aqui eu abro um parênteses para contar um pouquinho da minha trajetória nesse universo. Há 13 anos, sou gestora de empresas e, sem saber eu já gerenciava minha marca pessoal. Foi durante um momento particularmente delicado, que tive um insight que transformou meu negócio e minha vida. Um cliente que eu atendia rescindiu nosso contrato e acabou levando todos os funcionários da minha da empresa. Decidida a não me deixar abater, me reinventei. Ainda que em meio aum turbilhão de emoções e um misto de medo, insegurança e poucosuporte emocional, acreditei nos meus anos de experiência e na reputação que eu havia conquistado após tantos anos no mercado. 

E, foi a partir desse fato negativo, que compreendi que além de negócios e empresas, há um fator definidor do sucesso: a gestão da nossa Marca Pessoal. Acreditando nas infinitas possibilidades de transformação, decidi empreender  na gestão de reputação de marcas pessoais e corporativas para que, mais do que negócios consigamos refletir confiança, através do autodesenvolvimento, da imagem e do comportamento equilibrados para uma comunicação assertiva de nossos valores e propósitos.

Cada decisão, posicionamento e forma como nos comunicamos reflete na percepção do outro sobre nós. Todos os dias,em nossos relacionamentos interpessoais ou profissionais, levamos uma mensagem e somos “decifrados” por essas mensagens que transmitimos. Acredito que a gestão da nossa marca pessoal resulta em uma reputação autentica e ela poderá ser alcançada através de 4 pilares principais:

 

  1. Autodesenvolvimento: precisamos praticar o autoconhecimento, entender quem somos e o que nos move. Identificar nossas paixões, o nosso propósito, valores, forças, fraquezas, ou seja, a nossa verdadeira essência. É preciso mergulhar em si para entender como podemos transmitir nossa mensagem de forma clara e objetiva para outras pessoas.
  2. Comportamento: Nosso comportamento está intimamente ligado à nossa reputação, credibilidade e ética. E aqui precisamos alinhar nosso comportamento online e offline, não podemos ser um personagem nas mídias digitais e na “vida real “ser alguém totalmente diferente. Sabe aquela sensação que quando a gente conhece alguém pessoalmente e essa pessoa tem um comportamento inadequado para aquela situação e logo pensamos “poxa eu não imaginava que fulano agiria desta forma”, isto vale para situações profissionais ou pessoais. Comportamento também pode ser considerado falta de educação, grosseria, intimidação, posicionamento indevido. Seja na forma de atender um cliente ou simplesmente em uma roda de amigos, a sua postura e compreensão de regras básicas nas relações interpessoais importa e manda mensagens que colaboram ou não na percepção do outro sobre você.
  3. Imagem: Imagem não é apenas a roupa que vestimos, nossos acessórios, cores, estampas ou nosso visual estético. Imagem é algo que comunicamos através da linguagem verbal (nossa comunicação) nossos gestos (linguagem não verbal) e nosso comportamento. Todos os dias comunicamos uma imagem. Podemos ter uma imagem projetada, que é intencional, por exemplo, quando vamos à uma reunião com um cliente e estudamos o nosso discurso, definimos qual a melhor forma de apresentação, qual roupa usaremos… tudo isso para que possamos causar uma excelente impressão e assim conseguir conquistar o cliente e fechar o negócio. Mas será que a imagem que projetamos é a mesma como os outros nos percebem? Isso chamamos de imagem percebida que é justamente como as pessoas nos percebem e aí é que mora o perigo: se não existir alinhamento entre uma e outra corremos o risco de “vestirmos “um personagem e não conseguirmos sustentar essa imagem por muito tempo.
  4. Comunicação: é a forma como nos expressamos, como nos apresentamos para as outras pessoas. Nossa Marca Pessoal precisa se comunicar de forma clara, coerente e consistente. Aristóteles em seu livro A Retórica, que falava sobre persuasão – que é o poder de fazer alguém acreditar, convencer ou mudar de ideia – dizia que o discurso devia ser baseado em pilares: Páthos (Emoção) Ethos (Credibilidade) Logos (Lógica). A comunicação de nossa marca precisa ser pautada nesses pilares, transmitindo emoção, passando credibilidade e autoridade sobre os assuntos que dominamos e sempre trazendo clareza de nossas ideias.

Convido todas vocês a virem comigo, nesse lindo movimento de acreditar em transformação. Até o próximo encontro!


Propósito é a transformação de pessoas através da Gestão de Marca pessoal e Reputação. Tanto que a minha frase é : Nós acreditamos em Transformação e você?
Sou especialista em Gestão de Reputação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Códigos Comportamentais e em Consultoria de Imagem e Estilo, compondo um perfil estratégico para a gestão da imagem dentro do universo corporativo e pessoal.




Fátima Fernandes : Administradora e gestora de empresas na área de tecnologia, juntei a minha expertise de Gestão de Empresas me dedicando a compreender o comportamento e seus impactos. Um vasto universo que promove autoconhecimento e gera autenticidade, fatores imprescindíveis para o sucesso e inseparáveis da premissa do respeito e da gentileza ao próximo. Além da percepção de valor da Marca Pessoal e Reputação.

Retornei a Faculdade na área de Relações Internacionais pela Estácio de Sá e para que eu possa auxiliar ainda mais pessoas a se destacarem como Marca Pessoal a Certificação Internacional em Personal Branding com previsão de encerramento em agosto desse ano.

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