Antes de qualquer coisa, é preciso entender que independente de vendermos algum produto ou serviço, seja fisicamente ou online, todos nós somos uma marca. Nós, mulheres empreendedoras, que assumimos tantos papéis, precisamos saber nos posicionarmos como Marcas Pessoais de forma estratégica, elevando assim a percepção de valor de nossos serviços ou produtos.
Mas, afinal de contas, o que é Marca Pessoal?
Marca Pessoal é tudo aquilo que fazemos de forma única. Está relacionado à nossa identidade, aos nossos valores, nossa jornada, nossa verdadeira essência e quem somos de verdade. É todo o conjunto de ações pelos quais somos lembrados.
Aqui eu abro um parênteses para contar um pouquinho da minha trajetória nesse universo. Há 13 anos, sou gestora de empresas e, sem saber eu já gerenciava minha marca pessoal. Foi durante um momento particularmente delicado, que tive um insight que transformou meu negócio e minha vida. Um cliente que eu atendia rescindiu nosso contrato e acabou levando todos os funcionários da minha da empresa. Decidida a não me deixar abater, me reinventei. Ainda que em meio aum turbilhão de emoções e um misto de medo, insegurança e poucosuporte emocional, acreditei nos meus anos de experiência e na reputação que eu havia conquistado após tantos anos no mercado.
E, foi a partir desse fato negativo, que compreendi que além de negócios e empresas, há um fator definidor do sucesso: a gestão da nossa Marca Pessoal. Acreditando nas infinitas possibilidades de transformação, decidi empreender na gestão de reputação de marcas pessoais e corporativas para que, mais do que negócios consigamos refletir confiança, através do autodesenvolvimento, da imagem e do comportamento equilibrados para uma comunicação assertiva de nossos valores e propósitos.
Cada decisão, posicionamento e forma como nos comunicamos reflete na percepção do outro sobre nós. Todos os dias,em nossos relacionamentos interpessoais ou profissionais, levamos uma mensagem e somos “decifrados” por essas mensagens que transmitimos. Acredito que a gestão da nossa marca pessoal resulta em uma reputação autentica e ela poderá ser alcançada através de 4 pilares principais:
Convido todas vocês a virem comigo, nesse lindo movimento de acreditar em transformação. Até o próximo encontro!
Propósito é a transformação de pessoas através da Gestão de Marca pessoal e Reputação. Tanto que a minha frase é : Nós acreditamos em Transformação e você?
Sou especialista em Gestão de Reputação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Códigos Comportamentais e em Consultoria de Imagem e Estilo, compondo um perfil estratégico para a gestão da imagem dentro do universo corporativo e pessoal.
Fátima Fernandes : Administradora e gestora de empresas na área de tecnologia, juntei a minha expertise de Gestão de Empresas me dedicando a compreender o comportamento e seus impactos. Um vasto universo que promove autoconhecimento e gera autenticidade, fatores imprescindíveis para o sucesso e inseparáveis da premissa do respeito e da gentileza ao próximo. Além da percepção de valor da Marca Pessoal e Reputação.
Retornei a Faculdade na área de Relações Internacionais pela Estácio de Sá e para que eu possa auxiliar ainda mais pessoas a se destacarem como Marca Pessoal a Certificação Internacional em Personal Branding com previsão de encerramento em agosto desse ano.
https://www.fatimafernandesconsultoria.com
@fatimafernandesconsultoria