Em um momento o ar faltou e comecei a pensar que gostaria de dar um tempo de algumas coisas que estavam me sufocando, mas que eu não podia retirar da minha vida. Parei, pensei e decidi: vou tirar férias de tudo que me faz mal!
Entenda bem, não estou fugindo ou negando a realidade. Não é uma alienação. Ao contrário; é atestado de sanidade. Decidi colocar as coisas tóxicas, a realidade contaminada, em outro lugar. Dei um tempo como se fosse tirar férias e usei o conceito como uma inspiração. Aproveitei esta sensação maravilhosa de tirar férias para transmutar toda a situação que me incomodava.
Precisamos criar este refúgio para blindarmos a nossa individualidade e a nossa privacidade. É uma estratégia capaz de nos transportar para outros lugares e condicionar nossa mente a se aliviar daquilo que nos faz transbordar negativamente. Somente desta forma poderemos gerar emoções que nos transportarão para lugares mágicos, lugares desejados.
Se tiver companhia, melhor, se puder realmente viajar, melhor ainda, mas se não der, pegue um bom livro ou escute uma música que goste e se deixe embarcar nesta viagem de volta ao seu centro. Viva verdadeira e intensamente esse tempo só seu. Acaricie sua alma com o melhor da sua essência. Mostre para você mesma o quanto é capaz de virar a mesa e mudar o que não lhe satisfaz. O fato de afastar seus pensamentos das situações ou pessoas que te contaminam, já vai te deixar uma pessoa mais leve e ampliar sua possibilidade de enxergar a situação de longe.
Quando falo de situações tóxicas, falo de coisas que inundam a nossa rotina, invadem o espaço e dispendem nossa energia. Tipo: a mãe que não entende seus horários e a necessidade de silêncio, o vizinho que berra “gooool” freneticamente. A entrega que nunca chega! O filho que lhe desafia a todo instante, o marido que não compreende que você quer apenas sentir a delicadeza daquele momento especial… O trânsito engarrafado, o horário apertado, não ter conseguido ir à academia mais uma vez, o despertador que tocou no momento em que você relaxou, o boleto que vence hoje, as compras da semana no supermercado cheio, a amiga que reclama a sua presença, a família que quer mais atenção, o cabelo que precisa de uma
repaginada, os quilos a mais que se acumulam, a vontade de comer doce, a falta de tempo…Ufa! Essas pequenas coisas, somadas, viram um turbilhão de sensações devastadoras.
Está na hora do “Epa”! Vou tirar férias !!!!!
Imagine olhar para essa lista de coisas e falar: não preciso viver isso. Vou tirar férias! Alforria total dessas situações que chegam sem pedir permissão e tentam invadir nosso dia. Olhar nos olhos do bicho stress e dizer
– Sinto muito, sai pra lá. Estou de férias!
Acha impossível? Utopia? Não é. Acredite. É treino, muito treino, mas é possível. Somos como um barril que vai se enchendo de coisas desagradáveis que destroem os nossos melhores momentos. São as tais toxinas. Precisamos de consciência para trazer uma realidade agradável e saudável para as nossas vidas. Despejar este barril vez em quando para não permitir que ele acumule tanto até o ponto de transbordar. Colocar um limite para o acúmulo, perceber onde fica essa marcação no barril interno e conseguir viver coisas mais interessantes em vez de chatices massacrantes.
A vida é uma estrada com vários caminhos, fique atento a estes caminhos e escolha o melhor. Claro que muitas vezes achamos que é o melhor e pode até não ser. Mesmo assim, não desista. Recomece. Comece tirando férias de tudo que não vale a pena você sentir, medir ou persistir. Olhe para o outro lado e escolha novamente outro caminho. Desta vez será melhor. Você já ganhou experiência.
Dê poder a você para conquistar tudo que pode de fazer evoluir e proporcionar o seu crescimento e desenvolvimento. Não empodere situações e pessoas que nos afastam do nosso melhor. Precisamos construir atalhos para conquistarmos os melhores momentos e as melhores companhias. Entenda que muitas vezes precisamos tirar férias de algumas pessoas queridas, mas que estão confundindo a nossa relação.
O tempo é mágico e organizador! Vamos dar o tempo de renovação, reconstrução, adaptação, avaliação. Enfim o tempo para recriar momentos melhores. Não lute contra o tempo, não destrua e não desgaste situações. Apenas afaste-se. Tire férias!
O bom de tirar férias é que voltamos renovados e capacitados de novas energias, ideias e pensamentos. Estaremos em outra sintonia e muitas coisas não farão mais sentido. Você evoluiu e está em outro momento ou simplesmente aprendeu o lugar que aquela situação precisa ficar para não lhe perturbar mais. Isso é muito importante, o discernimento de encaixar as coisas e as situações nos tempos e movimentos corretos. Tire férias!
Viva distante de todas situações que roubam seu tempo e sua atenção. Os monges budistas ensinam a importância de seguir o caminho sem deixar que as coisas interfiram verdadeiramente na caminhada. “Praticar a equanimidade ao ouvir palavras ásperas; aprender a nunca sentir irritação, amargura nem desânimo” Thich Nhat Hanh Compreensão correta e pensamentos corretos.
Tirar férias nos ajuda a compreender melhor a importância de nos afastarmos de tudo que é tóxico. Entenda que quando me refiro a essas toxinas não falo da exclusão das pessoas que muitas vezes fazem parte da nossa família. É apenas uma forma de alerta para você se retirar, se afastar do que causa este sofrimento, para que você se fortaleça e cresça para encarar as situações analisando-as por um outro ângulo.
“Todas as coisas condicionadas são impermanentes. Elas são fenômenos, sujeitos ao nascimento e a morte. Quando o nascimento e a morte não mais existem, o silêncio completo se torna a verdadeira alegria.” Thich Nhat Hanh
Como esta realidade é um pouco distante para o Ocidente, sugiro encontrar o caminho através das férias, para que você possa respirar esses fenômenos e ter discernimento. Acordar a consciência e viver melhores experiências. Por estes e muitos outros motivos:
– Tire férias de tudo que te faz mal!
Fábia de Carvalho é administradora com mais de 20 anos de atuação no varejo em uma empresa multinacional, líder no segmento de moda íntima. Especialista em Novos Negócios e Implementação de Estratégias na Obtenção de Resultados Consistentes e Gestão de Mudanças de Mercado e Ambiente.
Atualmente, atua na área de Saúde como assessora de Operações e Suporte de Qualidade de Vida e Bem-Estar da Clínica de Longevidade.
Idealizadora do projeto Encontros Positivos com foco em psicologia positiva e mindset de felicidade direcionado ao desenvolvimento do potencial pessoal e profissional.
Insta:
@fabiadecarvalho
Whatsapp: 21 98006-0333