QUEM É O MICROEMPREENDEDOR BRASILEIRO E QUAIS SÃO SEUS PRINCIPAIS DESAFIOS?

Por : Lívia Monteiro e Rosangela Gouvêa

Usamos este canal para falar com você, Mulher Empreendedora. Nosso objetivo é trazer conteúdos que ajudem você a alcançar seus objetivos, contando com dicas e orientações de profissionais experientes e prontas para conduzir você ao sucesso de seu negócio.

 

Os primeiros passos são sempre os mais difíceis, como dizem,“empreender não é para os fracos” e, para nós mulheres, as dificuldades parecem ser ainda maiores, mais desafiadoras e por isso no artigo deste mês, apresentaremos informações importantíssimas sobre – os microempreendedores e os principais desafios do empreendedorismo no Brasil.

 

Afinal, quem é o microempreendedor brasileiro? Pois bem, pesquisas de diferentes instituições podem nos ajudar a responder essa pergunta. Confira algumas informações bem interessantes.

 

Quantos somos

 

Estudo da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) mostra que, em 2019, existiam cerca de 52 milhões de brasileiros com negócio próprio.

 

Segundo o Sebrae, desse total, 9,031 milhões são microempreendedores individuais (MEIs), segundo pesquisa do Sebrae.

 

De acordo com o mesmo estudo, as micro e pequenas empresas espalhadas por todo o país representam 27% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

 

Quem somos

De acordo com dados do Portal do Empreendedor, do total de MEIs, 57% são homens.

A idade média do empreendedor é 42 anos.

 

Quanto ao local de trabalho:

  • 40% dos MEIs trabalham na própria residência;
  • 28% trabalham em um estabelecimento;
  • 17% na empresa ou casa de cliente;
  • 11% trabalham na rua;
  • 1% que trabalha em feiras ou shoppings populares.

Já com relação a renda domiciliar média, ela é de R$ 4.400. 

 

O que fazemos

O estudo do Sebrae aponta que entre as dez atividades mais registradas pelos MEIs em 2019, as primeiras estão relacionadas à aparência. 

 

O comércio de artigos de vestuário e acessórios aparece no topo da lista, com 186.203 aberturas em 2019, seguido pelo trabalho de cabeleireiro, manicure e pedicure, que ganhou 142.006 MEIs no ano passado.

 

Outras atividades que merecem destaque são:

 

  • Promoção de vendas;
  • Obras de alvenaria;
  • Comércio de cosméticos, produtos de higiene e perfumaria;
  • Fornecimento de alimentos para consumo domiciliar;
  • Comércio de bebidas;
  • Lanchonetes, casas de suco e similares;
  • Instalação e manutenção elétrica;
  • Serviços de pintura em edifícios em geral. 

O que queremos

 

Independência financeira e renda são os principais motivos para empreender no Brasil, 33% e 32% respectivamente, segundo o Sebrae.  

 

Já 8% querem praticar seus conhecimentos profissionais e 7% utilizam a microempresa como uma fonte de investimento de recursos.

 

6% são MEIs porque não conseguiram um emprego com um bom salário e 6% por não encontrarem uma vaga na sua área de atuação.

 

Nossos maiores desafios

 

A Endeavor Brasil listou os cinco maiores desafios enfrentados pelos empreendedores brasileiros, são eles:

 

  1. Gestão de pessoas e gestão financeira;
  2. Burocracia no processo de abertura e no dia a dia das empresas;
  3. Valor dos impostos 
  4. Dificuldade em inovar;
  5. Investimento em marketing e vendas.

Onde estamos 

 

São Paulo é a melhor cidade do país para empreender, segundo o Sebrae e a Endeavor Brasil que considerou indicadores como: ambiente regulatório, acesso a capital, mercado, inovação, infraestrutura, capital humano e cultura empreendedora. 

 

Depois de São Paulo merecem destaque as cidades de Florianópolis, Vitória, Recife, Campinas e São José dos Campos no interior paulista, Porto Alegre, Curitiba, Joinville em Santa Catarina e Rio de Janeiro.

 

Os dados apresentados são bem interessantes, as pesquisas nos mostram muitas coisas, mas uma questão que bem conhecemos é que nossa trajetória requer muita luta antes da vitória e já que estamos apontando dados, para que você entenda uma pouco mais sobre o cenário brasileiro, uma pesquisa realizada pela Endeavor, os respondentes disseram ter dificuldades em várias áreas de seu negócio, ou seja, a dificuldade vem de muitos lugares, por isso, fica mais difícil solucioná-los de uma só vez. 

Afinal, alcançar o sucesso no negócio é o desejo de todo empreendedor, mas nem todos conseguem chegar lá. Primeiramente, é importante ter em mente que o conceito de sucesso pode ser diferente para cada empresário. Para alguns, o sucesso pode ser um alto faturamento por mês e para outros pode ser a liberdade financeira ou o reconhecimento de outras pessoas do setor como um especialista na área.

De qualquer forma, independentemente do que seja sucesso para você, é necessário que haja um planejamento e metas traçadas a fim de transformar sonhos, desejos em realidade. Pensando nisso, resolvemos elencar os 4 principais desafios do empreendedorismo e como superar cada um deles. Assim, é possível que você tenha insights a partir da experiência de outras pessoas. 

Quais são os principais desafios do empreendedorismo?

Seja você um novo empreendedor ou alguém que já está no mercado a bastante tempo, é importante que você compreenda que os desafios fazem parte do processo. Assim, é necessário se preparar para o que pode ser evitado e, quando não for possível, aprender com os erros. Sim, aprendemos, e muito, com o erros! Vejamos os 4 (quatro)  mais apontados em pesquisas:

  1. Gestão de pessoas

A gestão de pessoas é um grande desafio para empreendedores de vários setores. Nesse caso, os problemas podem estar atrelados a uma série de fatores, como: contratação e demissão, formação de lideranças, treinamento dos colaboradores, cumprimento de regras, manutenção dos bons resultados, entre outros. Essas dificuldades podem surgir, pois os líderes nem sempre conseguem suprir todas essas demandas ou possuem formação específica nas áreas que melhoram essa gestão. Nesse caso, contratar um profissional de Recursos Humanos para equipe ou contratar uma empresa especializada na área pode diminuir os desafios.  

  1. Escalar o negócio

Escalar o negócio e crescer está entre os desafios mais vivenciados pelos empreendedores. Nesse caso, há uma série de fatores que podem estar influenciando negativamente, como a falta de planejamento financeiro, a desorganização jurídica, os gargalos com colaboradores, entre outros desafios. Buscar melhoria contínua e suporte de especialistas fortalece o empreendedor e auxilia no desenvolvimento dos negócios. 

  1. Fazer uma boa gestão burocrática e documental

A gestão burocrática e documental é outro desafio na vida dos empreendedores. Muitos acabam relegando essas tarefas para depois, mas essa não é a melhor solução. Assim, o empreendedor deve ficar atento às questões jurídicas e fiscais do seu negócio, caso contrário pode sofrer multas e outras sanções. Para ajudar nisso, a melhor opção é contratar um serviço especializado nesse tipo de gestão. Dessa forma, você pode se concentrar em outras atividades com a tranquilidade de que seu negócio está dentro das conformidades legais. 

  1. Investir em inovação 

O investimento em inovação também é um desafio para os empreendedores. Depois que o negócio atinge o equilíbrio, é necessário que o empresário sempre pense em formas de inovar e se destacar, caso contrário a concorrência pode tomar conta do mercado. 

Para melhorar esse quesito, é importante que o empreendedor invista em treinamentos e capacitação.  Ter hábitos que estimulem a criatividade e o networking e esteja por dentro das novidades do setor que atua. 

CONCLUSÃO

Depois de ler este conteúdo, podemos perceber que o desafio é algo inerente ao empreendedorismo.  Fica claro que é importante conhecer o cenário brasileiro e cercar-se de profissionais experientes que possam te auxiliar em sua jornada. Como sempre orientamos, foque sua energia no que mais importa – seu negócio – e tenha sempre apoio de especialistas nas áreas que não são de seu domínio. Essa ajuda pode ter certeza, faz toda diferença. 

Gostou das dicas deste artigo? Saiba mais como a  Space Consultoria pode te ajudar na sua jornada empreendedora !

 

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Lívia Monteiro e Rosangela Gouvêa são sócias da Space Organizer Empresarial. A marca surgiu com o propósito de trazer soluções organizacionais para os empreendedores e seus negócios, a fim de que se alcance os melhores resultados.

Nosso objetivo é criar para o empreendedor, soluções viáveis para que seu negócio cresça de forma saudável e constante. Os projetos são desenvolvidos de forma personalizada para todo tipo de empresa.

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*A Space Organizer, tem por sócias Livia Monteiro e Rosangela Gouvea e surgiu com o propósito de trazer soluções organizacionais para os empreendedores e seus negócios, a fim de que se alcance os melhores resultados.

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