QUANDO VOCÊ CHEGAR

Por Clarisse Maria

Olá, querida amiga!

Há quanto tempo penso em escrever. Mas sabe como é, vou deixando, colocando variadas atividades e me perco nas horas.

Hoje, decidida disse: “é pra já”! 

Quero saber de você, como anda sua vida, seus amores, suas experiências e sua saúde. Esse bem mais que precioso.

Sabe, por aqui tenho me aventurado na descoberta do menos é mais. E com imensa alegria desfruto da simplicidade de pequenos feitos, de momentos leves do quase nada. Compras? Apenas as básicas e apenas essas já tem preenchido um bom espaço do meu dia e da minha vida. Há um exercício de desapego me rondando, percebo acúmulos desnecessários, mas confesso que estou com certa preguiça, rsrs. Na próxima carta espero trazer novidades…

Se tenho saudades? Do que, por exemplo?  Da liberdade de ir e vir? Hum… cá pra nós, sinto sim. Mas tenho feito uma troca, quase uma barganha, cuido de mim e assim cuido de todos. Você consegue entender o que ando fazendo?

E por aí, o que me conta? Soube da sua vontade de iniciar um projeto há muito guardado. Alguns disseram que poderá ser um pouco insano em tempo de crise. Será? Nessas épocas, oportunidades aparecem e em especial aquelas que nos conectam com nossos mais puros dons e talentos. Trazer à tona um deles e torná-lo realidade é realmente fascinante. Isso me encanta e até posso dizer mexe comigo. Ando em busca de mimos.

Silenciar para receber insights pode ser um caminho e no silêncio, diferente do isolamento, ouvir-se. Em um primeiro momento ouvir os ruídos da mente repleta de ordens e apelos. Até assusta. E, então, rir de suas pretensões sem desafiá-la, apenas aos poucos retirando seu comando. Abrir espaço para o “vazio”, permitindo que o ser criativo, a essência maior aflore e apresente-se gentilmente. 

Que bela oportunidade!

Se acreditar nisso como eu acredito, assim que tenha dado um primeiro passo espero que me avise. Estarei ouvinte curiosa e repleta de perguntas para fazer. Cada trajetória é única. Nem se preocupe com a armadilha de pensar “será que dará certo?”. O certo é começar. No mais as surpresas surgem, as sincronicidades surgem, as pessoas certas surgem… e como em uma ciranda tudo gira, tudo se encaixa, tudo se amplia. 

Se então precisar, não se acanhe, pode buscar apoio, orientações, treinamentos. Mantenha seu alegre olhar nos aprendizados. Fotografe seu sorriso. Cante suas vitórias. Celebre suas conquistas. Compartilhe a escolha de ser você.

A felicidade faz parte dessa escolha, estou aqui bem pensando nisso. A cada dia a caminhada é renovada. A semente da autoestima selecionada e regada com bons pensamentos e ações. 

Você tem se sentido feliz? 

Alguém disse que a paciência diante daquilo que não está resolvido em nosso coração nos aquieta. A resiliência ao tempo necessário para as respostas nos serena na temporária incapacidade de viver tudo o que há para ser vivido. Habitar cada questão no agora pode nos colocar diante das respostas em seu tempo certo.

Ah… será que sou muito flexível?! Já até me disseram isso. Sei lá, sinto que uso meu “jogo de cintura” articulando dois lados em mim. Já me defrontei com a rigidez e me feri. Também tive contornos muito permeáveis e me afastei do que desejo refletir. Tenho aprendido a transbordar verdade em firmeza suave nas pitadas de bem-querer. 

Se tenho estratégia? Estou aqui sentindo que talvez não seja a resposta esperada. Talvez imagine que direi que vivo “para o que der e vier”. Isso é um engano. Sim, planejo ser e usar o melhor de mim. Faço o exercício de me ver e de me encantar comigo e com tudo aquilo ao redor que transmita uma sutil elegância para os relacionamentos.

Algumas vezes já tive a ousadia de atravessar barreiras com sorrisos, distribuindo afagos desmedidos. Hoje os chamados surgem com muita cautela. Isso às vezes me entristece pois sei que posso acolher amores e serenar desamores. Em momentos de dúvida, quando estou por perto, consigo dar o toque mágico do “meio volta volver”. E dá certo. Já testei.

Eu ficaria aqui escrevendo tantas coisas para você… 

Quero revê-la. E precisa ser ligeiro pois sinto sua falta. Adoro quando lembra de mim e usa uma das minhas alegres facetas. Quando rodopia e se envolve em doces palavras, às vezes até inconsequentes em outras até incoerentes. Tudo para dizer o que de melhor está no seu coração. Como é válido! Ser lembrada com tanto carinho me deixa em êxtase, rsrs.

Esta minha carta inesperada parece longa, mas sei que há muito ainda para dizer. Vou guardar alguns segredos esperando que sua curiosidade a traga para perto de mim rapidinho. 

Você lembra o meu endereço? Permaneço no mesmo lugar, aquele refúgio por você visitado muitas vezes e que conservo resguardado. Tenho feito algumas reformas necessárias e cuidadosas para manter a essência do que escolhi e sei que são aprovadas. Você irá gostar! Uma pintura aqui, uma nova cor ali, a porta que andou travando consertada, a janela emoldurada por uma nova e leve cortina, o jardim quase secreto repleto de verde, muitas flores, um caminho de pedrinhas, um banco para desfrutar do sossego e ouvir passarinhos livres formando um coral encantador, borboletas perdidas esbarrando umas nas outras e muitas, muitas outras novidades.

Apenas a Pérola não estará. Não se entristeça. Já após tantos e tantos bons momentos chegou a hora de seu descanso. Foi uma parceira incrível. E generosa como sempre foi deixou muito carinho para recordar e em seu lugar uma saltitante representante enchendo de alvoroço os dias e as noites. Você será recebida por uma bolinha de pelo preto e branco, a Pepita, incansavelmente brincalhona. Impossível não se apaixonar. 

Chegue ligeiro. Quero me unir a você.

Da sempre sua amiga

TERNURA

 

Em tempo! Este texto foi escrito por mim, Clarisse Maria, facilitadora do Jogo da Transformação e outras dinâmicas de autodesenvolvimento. Nele dou voz a uma qualidade que nos pertence. 

A TERNURA é uma das inspirações reveladas na realização do Jogo. Suas criadoras mensalmente nos presenteiam com mensagens significativas vindas de Findhorn/Escócia e que podem ser acessadas no blog TRANSFORME, através do link https://www.vivasuatransformacao.blogspot.com e nos encontros mensais on-line INSPIRAÇÕES que Iluminam. 

Seja bem-vinda!

 

SOBRE MIM! Gosto de novidades. As palavras me encantam. Conhecer pessoas e seus movimentos me faz feliz. E as trocas me fascinam. Saber um pouco de você será ótimo! Coordeno um grupo de mulheres no Projeto Conversas ao Final da Tarde. Atuo na área de coaching através do Jogo da Transformação/FCP e outras ferramentas. Um pouquinho mais de mim: licenciada em Letras e Pedagogia. Atuei no magistério público como professora, diretora, coordenadora e supervisora de ensino em vários níveis e etapas. 

Você pode me encontrar: Face / clarissemariag – Instagram /@cmscgon.

Mulheres in Rio © 2020. Todos os diretos reservados.  Desenvolvido por Veronique Sales