O VALOR DO TEMPO

Por Claudia Bernaski

Tente imaginar um sábado de sol, um dia aparentemente tranquilo, você deitada(o) no sofá assistindo seu programa de TV e de repente entra aquele repórter favorito dando a seguinte notícia: “Um meteoro está a caminho e irá colidir com o Planeta Terra em 48 horas, e os especialistas afirmam que a chance de sobrevivência dos seres humanos na Terra é praticamente ZERO”

Ficção demais para você?

Então, imagine que seu celular toca e você atende a ligação sabendo que é seu médico particular trazendo a notícia dos exames que você realizou há uma semana. Ele te comunica, com todo cuidado, que você está com um Câncer muito agressivo e o estágio está bem avançado e que você tem apenas 1 semana de vida. 

Mudou alguma coisa agora?

Neste momento você se lembra de quando era uma criança, que não se preocupava porque não brincou ontem, e nem com o que irá brincar amanhã. É por isso, que temos memórias tão especiais da infância, porque estávamos presentes:“Simplesmente vivíamos o momento, o aqui e o agora!”

Vamos fazer uma outra reflexão!! Quero que você imagine que todos nós somos clientes de um Banco, e esse Banco se chama “TEMPO”. A vida nos dá todos os dias 86.400 segundos para aproveitarmos da melhor forma possível, mas você teria até as 23:59 minutos para gastar todo esse tempo que se renovaria todos os dias às 00:00. Você deveria usar esse “TEMPO” para abraçar as pessoas queridas, para dizer sim aquele projeto que você tanto acredita, para amar mais, para se dar aqui a oportunidade de ser feliz. Mas muitas vezes nós nos esquecemos de um detalhe muito importante, e passamos a olhar para trás, dizendo: “poderia ter abraçado mais”;deveria ter dito “Eu te amo”;poderia ter dito “sim” para aquele projeto; deveria ter “aceitado aquela oportunidade…”; se….se….se….se.

Se você deixou uma oportunidade passar, olhe para o “Agora” e veja quais são as coisas importantes que você pode aproveitar e se dar a oportunidade de viver.Se você perdeu uma pessoa querida, olhe a sua volta e valorize quem está ao seu lado neste momento. Se tiver que fazer algo, faça agora!Não espere ter tempo, talvez você não tenha outra chance. Pense nisso!

Vamos entender então, qual o valor do tempo.

Você quer saber o valor de um ano, pergunte a uma criança que foi reprovada na escola e vai ter que fazer novamente aquele ano, perdendo assim um ano da sua vida letiva. 

Você quer saber o valor de um mês, pergunte a uma gestante que teve seu filho prematuro e quase sua vida foi levado até a hora do parto. 

Quer saber o valor de uma semana, pergunte a um editor de jornal semanal que corre todos os dias para montar o conteúdo que seja relevante para sua empresa.

Quer saber o valor de um dia, pergunte a um médico que não pode deixar para amanhã o atendimento de um paciente em estado grave.

Quer saber o valor de uma hora, pergunte a um casal de apaixonados que não veem a hora de se encontrar para estarem juntos.

Quer saber o valor de um minuto, pergunte a uma pessoa que acabou de perder o voo e não vai poder estar em casa com sua família naquela noite.

Quer saber o valor de um segundo, pergunte a alguém que acabou de evitar um acidente de trânsito.

O valor então de um milésimo de segundo, pergunte então a um atleta que foi medalha de prata nas olimpíadas.

 O tempo é o seu bem mais precioso.O tempo não pode ser segurado, a vida é uma tarefa a ser feita e que levamos para casa.

Quando vemos já são 18 horas.

Quando vemos já é sexta feira.

Quando vemos já terminou o mês.

Quando vemos já terminou o ano.

Quando vemos já estamos com 25, 30 anos.

Quando vemos já se passaram 50 ou 60 anos.

Quando vemos, nos damos conta de ter perdido um amigo.

Quando vemos, o amor de nossa vida parte e nos damos conta de que é tarde para voltar atrás…

Não pare de fazer alguma coisa que te dá prazer por falta de tempo, não pare de ter alguém ao seu lado ou de ter prazer na solidão.

Porque os seus filhos inesperadamente não serão mais seus e deverá fazer alguma coisa com o tempo que sobrar.

Então, tente eliminar o “Depois”

Depois te ligo…

Depois eu vejo….

Depois eu faço…

Depois eu falo…

Depois eu mudo…

Depois eu leio…

Depois penso nisso…

Temos a mania de deixar tudo para depois, como se o depois fosse melhor, porque não entendemos que:

Depois, o chá esfria…

Depois, o sorvete derrete…

Depois, o suco perde o sabor…

Depois, a prioridade muda…

Depois, a graça se perde…

Depois, o amor acaba…

Depois, o cedo se transforma em tarde…

Depois, a tristeza passa…

Depois, as coisas mudam…

Depois, os filhos crescem…

Depois, a gente envelhece…

Depois, as promessas são esquecidas…

Depois, o dia vira noite…

Depois, a vida acaba…

Não deixe nada para depois, porque na espera do depois, você pode perder os melhores momentos, a melhor fase da sua vida, as melhores experiências, a melhor oportunidade de emprego, os melhores amigos, os melhores amores …

Lembre-se que o depois pode ser tarde.

O dia é HOJE, a hora é AGORA!!!! Não temos mais tempo e nem idade para postergar, pense nisso!

Talvez tenha tempo para ler AGORA este texto ou talvez deixar para “Depois”, você escolhe!!!

 

 

Claudia Bernaski

Site: claudiabernaskioficial.com

Instagram e Facebook: claudiabernaskioficial

* Claudia Bernaski: Bacharel em Administração de Empresas com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FIA, atuou 28 anos em grandes Instituições Financeiras e nos últimos 18 anos no desenvolvimento de pessoas. Possui formação Internacional em Master PNL, Hipnose Clínica e Coach, Psicoterapeuta, Psicanalista, Mentoring, Consultora e Palestrante.

Seu propósito de vida é poder ajudar pessoas para que fiquem bem, hoje!

Mulheres in Rio © 2020. Todos os diretos reservados.  Desenvolvido por Veronique Sales