O QUE É PNL? POSSO APLICAR NOS NEGÓCIOS?

“”…existem coisas que eu não sei, coisas que eu sei que não sei e outras  que eu nem sei que não sei.””

A PNL – Programação Neurolinguística, tem sua fundamentação baseada na Comunicação, Desenvolvimento Pessoal e Psicoterapia. O termo PNL se deve ao fato de se acreditar que é possível aprendermos novos comportamentos através da experiência como uma (Programação), que existe uma conexão entre a nossa mente e nossos processos neurológicos, dai o termo (Neuro) e nossa comunicação através da linguagem (Linguística).

Um pouco da história do surgimento da PNL

Desde sua divulgação é empregada por pessoas e empresas no mundo todo; como uma técnica prática de remodelagem comportamental, aperfeiçoamento da comunicação e para desenvolvimento pessoal e profissional. Tem a capacidade de transformar crenças enraizadas nas pessoas;possibilitando que consigam atingir com mais facilidade, seus objetivos. Surgiu nos Estados Unidos, especificamente em uma Universidade da Califórnia por volta da década de 70. É atribuída aos criadores Richard Bandler, e John Grinder. Passou a ser tratada entre seus adeptos como a Ciência do Sucesso, tal é o seu poder de eficiência quando aplicada como agente transformador,  tanto nos objetivos pessoais como profissionais,  em relação aos seus resultados.Com aplicação da PNL,as pessoas conseguem evoluir, através de técnicas psicológicas,  em sua capacidade de se desenvolver melhor e mais objetivamente.  Trabalhando padrões internos e externos, crenças e pressupostos, começou a identificar padrões mentais para estudos mais profundos no comportamento humano em relação ao seus aprendizados e comportamentos.  Pelos estudos da PNL é possível afirmar que todas as pessoas são capazesde desenvolver aprendizado de novas habilidades, quando submetidas ao estudo que lhes permite ter as mais “excepcionais habilidades”,  não demonstradas anteriormente.

Os benefícios de entender melhor como funcionamos

Desde o inicio da existência humana, a comunicação,tem preponderância no sucesso e conflitos, entre as pessoas.  Somente após desenvolver suas capacidades intelectuais, o ser humano foi descobrindo ciência e métodos que explicam melhor, suas questões que interligam corpo e mente e seus respectivos bons ou maus resultados. Precisamos entender como são estabelecidas nossas emoções, sentimentos e comportamentos. 

Compreender como o ser humano pensa e se comunica e poder aperfeiçoar esta capacidade de melhorar a conexão entre as pessoas,nos torna capaz de definir melhor nossos processos de comunicação na vida pessoal e profissional.  Todos desejam resolver seus conflitos internos e interpessoais, neste ambiente em que somos obrigados a conviver em sociedade, nos muitos núcleos que ela nos estabelece.   Uma técnica que nos torne capaz de acessar recursos para resolver melhor nossos problemas e nossos objetivos pessoais e profissionais, revolucionou muitos núcleos de aprendizado, com muita aceitação em todos os Países.  Por este motivo, temos hoje, tanta literatura e especialistas em compartilhar os bons resultados da PNL Programação Neuro Linguística.Esta técnica,é destinada a pessoas que tenham o desejo de aprender e se aperfeiçoar na comunicação para melhor usufruir de bons resultados, pessoal e profissionalmente, por estarem melhor preparadas nesta busca de aprimoramento para entender melhor como funcionam.

Todo ser humano tem seu padrão de pensamento baseado em seu estilo de vida, princípios, valores, crenças, educação e percepções, porém, a PNL afirma ser possível desenvolver percepções e mecanismos que estão além das nossas percepções conscientes. Padrões ainda não desenvolvidos por falta de conhecimento.  A PNL trabalha aspectos neurológicos, estudos fisiológicos de sensações e emoções dos nossos sentidos,aliada a toda parte de estrutura linguística, pensamentos, crenças e valores que serão abordados no processo de treinamento e transformação.

Cada fato tem seu ângulo de percepção

Sabemos através das abordagens da PNL, que sempre existem 3 formas de avaliar uma situação,  o Primeiro plano em que estamos,  um segundo Plano pela  percepção do outro e um terceiro plano sistêmico, em que podemos observar uma situação de fora do problema. Você já reparou como pessoas diferentes, reagem de forma completamente diferente a um mesmo tipo de problema? Suas percepções, educação, experiência de vida, maturidade, cultura e outras questões, fazem as pessoas olhar para um problema de diferentes ângulos, formas e ponto de vista. Com maior ou menor profundidade de sentimento e percepção e consequentemente, ser mais ou menos afetadas por suas consequências. Aprendem a lidar, muitas vezes até mesmo influenciadas pelos aspectos culturais, de forma diferente. Como exemplo, podemos citar culturas que lidam com a perda por morte, completamente diferente, tendo maior apego a este processo e outras culturas, que transcendem melhor esta passagem de acordo com suas crenças de fé e ritos de desapego. Vemos até, se não julgarmos os méritos legais, princípios éticos e valores,casos extremistas em que para determinados atos terroristas, a vida tem pouca importância, diante de seus idealismos.

 Aplicação da PNL nos negócios, funciona como um recurso que pode trazer bons resultados de percepção e planejamento. Utilizando o emprego da PNL profissionalmente, podemos avaliar alterações de comportamento importantes para se obter melhores resultados.  Com sua correta aplicação, podemos ter o tempo mais otimizado para atingir Metas.   Em importantes processos de negociação, é possível entender melhor o modelo mental de um cliente para se obter maior sinergia e conexão no fechamento de uma venda.  A PNL proporciona uma comunicação mais objetiva e eficazem vários aspectos nos Planejamentos de Gestão por Resultados. O estudo da PNL também já revelou o poder de se poder agir nos gatilhos mentais para mudanças de padrão e obtenção de eficiência e produtividade.  Com uma boa comunicação, também se torna mais fácil conquistar a atenção dos clientes em negociações importantes.

Na gíria popular se diz que informação é poder.  Além de informação, conhecimento, nos dá capacitação de AGIR de forma diferenciada e mais embasada para atingir nossos objetivos.  Em qualquer que seja a profissão a ser desenvolvida, quanto mais informações e conhecimento uma pessoa tiver, maiores serão suas chances de êxito para obter bons resultados.  Técnicas que agregam habilidades para conduzir um negócio, se torna através do tempo, uma experiência que facilitará a execução do que nos propomos fazer.  O mundo muda sempre muito rápido em tecnologia e inovação.  A maioria das profissões exercidas pelas gerações anteriores a nossa, e até pela nossa geração atual, deixará de existir em sua grande maioria.  A tecnologia, a inovação e a automação, engolem vorazmente, tudo que está sendo substituído, tornando obsoleto,inúmeros processos que já não servirão mais as empresas e profissões do futuro.  Mas, por maiores que sejam as mudanças tecnológicas, o SER HUMANO estará sempre em constante adaptação a todas estas bruscas mudanças que ocorrem dentro de uma geração em transição.  A PNL é uma técnica importante neste suporte, porque fornece uma capacidade de reprogramação dos padrões mentais, alterando o MINDSET.

Se considerarmos que tudo tem origem na negociação da Compra e Venda, quanto mais habilidade uma pessoa tiver, maior será sua capacidade de ter Sucesso no que faz e a comunicação, sempre terá seu primordial papel na evolução da humanidade.

Sonia Garcia Diretora Executiva da UNIVERSO Consultoria & Serviços. 

Especialização em PNL Practitioner

Contato:55 21 99759-7489

[email protected]

@[email protected]

YouTube: Universo da Sonia Garcia  

Sonia Garcia

Mulheres in Rio © 2020. Todos os diretos reservados.  Desenvolvido por Veronique Sales