O PODER DA AUTOCONFIANÇA NO EMPREENDEDORISMO DIGITAL

Por: Liliane Moulin

Eu me formei em Tecnologia em Processamento de Dados em Janeiro de 1991. Na época  estudávamos para entrar em uma grande empresa ou para prestar um concurso público. 

Nessa época morava aqui no Rio e quando me formei voltei para o ES para trabalhar como  analista de sistemas na Itapemirim Informática, do grupo Viação Itapemirim. Um excelente  emprego, principalmente para quem acabava de se formar. 

Não demorou muito para que eu sentisse um enorme desconforto e frustração. Descobri que  não estava feliz ali.  

Foi quando surgiu uma oportunidade: me mudar para Guarapari para abrir uma filial da loja da  minha mãe, na época de roupas femininas de fabricação própria em linho Braspérola. 

Essa foi minha primeira oportunidade de empreender. Eu estava tão infeliz com minha  profissão que nem pensei nas dificuldades. Me joguei de cabeça. Jovem, com a segurança à  flor da pele, muito entusiasmo e autoconfiança. 

E sabe o que aconteceu? Sucesso, muito sucesso!! 

Sucesso esse que atribuo à essa confiança, essa segurança, essa certeza de que tudo daria  certo. Na época todos esses sentimentos não foram nem sequer identificados. Eu estava  apenas vivendo aquela oportunidade e me dedicando cada dia mais. 

Ahh…como a autoconfiança é maravilhosa!! 

30 anos depois e cá estou eu, empreendendo, em outra área, mas empreendendo. Não sabia  mas tenho sim essa veia empreendedora, apesar de ter um perfil comportável estável e  analítico, diferente do que se espera de um empreendedor. 

E olha bem o que escolhi: empreender na área de treinamentos e palestras..até aí tudo bem,  afinal fui professora por mais de 20 anos e amo desenvolver pessoas. Mas escolhi o mundo  digital, onde tudo muda o tempo todo. 

Um empreendedorismo de exposição, exposição necessária.  

Mas para falar a verdade, eu não tive a mesma facilidade de quando era jovem. Eu sinto um  misto de paixão com ansiedade, de coragem e medo. Já perdi a conta de quantas vezes  precisei me reinventar e de quantas vezes por dia preciso resgatar a tal “autoconfiança”. 

Comecei então a estudar desenvolvimento pessoal, inteligência emocional, comunicação,  oratória, marketing digital e a trabalhar principalmente meu autoconhecimento, não apenas  para aplicar nos meus treinamentos, mas também em mim mesma. 

E cada dia, cada hora, cada segundo empreendendo no mundo digital, eu vejo como a  autoconfiança é essencial. 

Autoconfiança para acreditar no meu sonho.

Autoconfiança para tomar atitudes necessárias. 

Autoconfiança para empreender sozinha. 

Autoconfiança para desenvolver minha marca pessoal. 

Autoconfiança para estar sempre em evidencia. 

Autoconfiança para não desistir diante dos obstáculos. 

E mais..para aprender a aprender todos os dias, com tudo e com todos. 

Para saber que todas as estratégias são boas, mas que nem todas funcionam para mim. É preciso testar. Testar, errar, testar outra, errar novamente, mais uma, acertar, fazer de novo. E  aí vai se formando o ciclo de aprendizagem e o ciclo do empreendedorismo digital. 

Sabe aquele poema “havia uma pedra no meio do caminho, no meio do caminho havia uma  pedra” ? Nesse caminhar encontrei minha primeira pedra: eu precisava gravar vídeos!! 

Nunca tinha antes gravado um vídeo sequer!! E agora precisava aparecer todos os dias. Lá vou eu resgatar com todas as forças a minha autoconfiança!!! 

O que se passa na minha mente? 

“Eu sou super introvertida!” 

“Eu posso me preparar, treinar em casa; mas quando chegar a hora… vou travar.” 

“Fico vermelha só de ser elogiada, imagina aparecendo para um monte de pessoas na  internet.” 

“Por que não fiquei quietinha como analista de sistemas.” 

“E se perceberem que estou nervosa?” 

“As pessoas gostam quando eu falo… mas fazer vídeo é diferente.” 

E foi quando aprendi 3 conceitos que me salvaram. 

Informação + Ação 

A informação define o seu caminho. Ter informação é muito importante, por isso: seja sedento  por aprender. A base da sua comunicação é a informação que você recebe. Ela é  extremamente poderosa, pois mesmo que você não a veja, mesmo que você não a tenha, ela  está ali. 

Mas não é a informação que nos leva a conquistar resultados positivos, a ter sucesso e a ser  feliz. O que possibilita uma pessoa a ter tudo isso, é o quanto ela transforma a informação em  ação.

O grande segredo é entrar em ação! E foi o que fiz, resgatei minha autoconfiança e comecei a  gravar vídeos. 

Consistência 

Se o primeiro conceito para ter sucesso no meu empreendimento digital é transformar  informação em ação, o segundo segredo é ter consistência na ação; é fazer repetidamente,  fazer todos os dias!  

O processo de repetição do meu novo hábito de gravar vídeos me levou a um estado de  desenvolvimento contínuo. Logo, se tornou um hábito positivo.  

O ato de treinar repetidamente me levou a maestria, não à perfeição, pois essa não existe, e a  liberdade!  

Sim!! Eu estava livre do medo e da insegurança de tanto fazer. Encontrei minha autoconfiança  para gravar vídeos e potencializar minha marca pessoal. 

Decisão 

A palavra “decisão” formou-se a partir do verbo latino “caedare” que significa cortar e com o  acréscimo do prefixo “de”, que significa “fora”, juntando tudo, temos assim: “cortar fora”.  

Desta forma, toda vez que você toma uma decisão você corta fora outras opções (ROBBINS,  2012). 

Segundo o life coach Anthony Robbins (2010): “É no momento de decisão que seu destino é  traçado”.  

Quando penso em ‘destino’, não penso como algo predestinado, mas sim, como um futuro,  uma vida a ser definida no momento em que você toma uma decisão. 

Seu futuro, sua vida, sua comunicação, sua empresa, tudo é fruto das decisões que você  toma! 

E para tomar decisões precisamos muito de autoconfiança. 

Eu decidi fazer o que preciso fazer para ter sucesso ao empreender no digital!! Então lembre-se: A AUTOCONFIANÇA é essencial!! 

É ela que vai te fazer entrar em ação, ter consistência e tomar decisões. 

E você porque, em algumas situações, te falta autoconfiança? 

Por 2 motivos: 

  1. Você tem crenças limitantes que te fazem acreditar que você não é capaz. 2. Você não estimula sua autoconfiança.

Por isso, em todos os meus treinamentos e mentorias eu trabalho segurança e autoconfiança.  

Se você quer resgatar sua autoconfiança para empreender no digital e potencializar sua marca  pessoal, você precisa trabalhar seu autoconhecimento e sua inteligência emocional.  

Não basta aprender as novas habilidades técnicas, é preciso aprender as habilidades  comportamentais. Serão elas que irão definir sua jornada. 

Gostou do artigo e quer conhecer mais sobre minha Mentoria Comunique e Venda no Insta? 

 

 Liliane Moulin, empreendedora, Coach de Comunicação e Conteúdo, analista comportamental,  palestrante e designer educacional, formada em Tecnologia em Processamento de Dados, com  especialização em Planejamento Educacional e Informática Educacional. Ajuda  empreendedores a desenvolverem sua habilidade de oratória, vencer o medo e a vergonha de  falar em público e gravar vídeos, e usar sua comunicação para produzir conteúdos que  inspiram, engajam, ensinam e convertem. Sua grande paixão é ajudar a desenvolver o  potencial das pessoas através da busca pelos conteúdos mais relevantes e as melhores  metodologias para construção de aprendizado, usando como ferramentas as habilidades  técnicas e comportamentais de cada um. Sua frase inspiradora: “Pessoas se conectam com  pessoas.”

Acesse o perfil nas redes sociais e site: 

Instagram @lilianemoulin  

Site www.lilianemoulin.com.br 

Linkedin https://www.linkedin.com/in/liliane-moulin-35791a21/

Mulheres in Rio © 2020. Todos os diretos reservados.  Desenvolvido por Veronique Sales