CARREIRA E FAMÍLIA - ONDE ESTÁ O SEU FOCO?

Por Danielly Fagern

Carreira e família são dois assuntos que para a maioria das mulheres são importantes e a reflexão que eu quero trazer hoje, é que você não precisa escolher entre um e outro. O que você precisa pensar são nas estratégias que podem ser utilizadas para se conquistar equilíbrio entre essas duas áreas da vida. 

 

Você já se fez essa pergunta: Não sei o que faço, foco na carreira ou na família? 

 

Não sei você, mas um dia eu me fiz essa pergunta e foi muito desgastante na época. Já pensa o seguinte: independente de hoje você ser casada, solteira, com ou sem filhos, morando sozinha, com seus pais ou com um(a) amigo(a), considere a família como as pessoas mais próximas do seu convívio e que você se relaciona diariamente. 

 

Na minha visão acredito que o foco está diretamente ligado ao seu momento atual pois na vida passamos por diversas situações relacionadas com a carreira e a família: iniciar empreender, mudar de empresa, de função, de cidade, de país, acompanhar o(a) companheiro(a) em um novo trabalho, iniciar uma nova carreira, ser mãe, tia, madrinha, casar, divorciar-se etc. 

 

Todas essas situações e outras mais, podem fazer você ter a sensação de que está se doando demais para uma das áreas ou se sentir culpada por não estar conseguindo manter o equilíbrio tão desejado pela maioria das mulheres. Você poderá estar também com problemas familiares, conflitos na empresa ou até mesmo com um sentimento de desgaste interior, a famosa vontade de dar um tempo para tudo. 

 

Nesse momento, é hora de parar, buscar autoconhecimento e silenciar mais a mente para ouvir sua voz interior. Ficar atenta as suas forças, pensamentos sabotadores e compreender o que lhe motiva, vai contribuir bastante. Essa autopercepção vai lhe proporcionar mais clareza de como está a sua vida e o que você deseja obter como resultado, tanto na sua carreira como na sua família. 

 

O fato é que definir quais papéis você exerce, já será um próximo passo para esse momento e um ótimo parâmetro sobre quais prioridades você tem no seu dia a dia. Você poderá exercer diversos papéis como o de filha, companheira, mãe, amiga, empresária, empreendedora, líder de projetos, cidadã e etc. Um coisa é certa, ter consciência desses papéis e definir as prioridades de cada um, vai lhe proporcionar mais leveza sobre onde focar, quando focar e por quê focar. 

 

Um dia eu achei que era preciso escolher entre carreira ou família, mas hoje já vejo com um outro olhar, pois como mencionei antes, tudo vai depender do seu momento atual. Vou compartilhar um situação que ocorreu comigo e que me faz enxergar que é possível ter harmonia em ambas as áreas.  

 

Em 2012, eu era casada, sem filhos, já morava na Suécia e surgiu uma oportunidade incrível para eu voltar para o Brasil e assumir uma função dos sonhos numa grande empresa. Os meus primeiros pensamentos foram: Será que é possível? Farei a coisa certa em aceitar essa proposta? Valerá a pena voltar para o Brasil? Meu esposo vai topar? 

Eu estava de fato, com o pensamento de escolher entre a minha carreira e minha família, construída há 5 anos com meus esposo. Mesmo não tendo a experiência e consciência que tenho hoje, eu decidi aceitar a proposta, voltar para o Brasil e inicialmente sem o meu esposo. Não foi uma decisão fácil, mas foi pensada, repensada, analisada ganhos & perdas e os possíveis riscos em ambas as áreas. 

 

Você pode estar se perguntando, qual o resultado dessa sua decisão? Eu passei quase dois anos nessa empresa, e foi uma experiência incrível. Eu arrisquei bastante, tomei a decisão junto com meu esposo e naquele momento eu estava abrindo mão do convívio diário presencial com ele, mas não da nossa relação. E acreditem, nossa relação nos primeiros meses ainda distantes, se fortaleceu e nos proporcionou aprendizados, mais aceitação, admiração, amor e estamos juntos há 13 anos. 

 

Não foi fácil mudar de cidade, país, iniciar numa nova empresa, nova função, mas eu estava consciente dos meus objetivos e do quanto era importante para mim aquela experiência na minha carreira. Eu dei muito mais foco naquele momento na carreira, sim, isso aconteceu, mas hoje acredito que faria algumas coisas diferentes, pois do passado busco trazer sempre aprendizados. 

 

O que eu teria feito de diferente? Aproveitado mais a vida pessoal, familiar, delegado mais, acreditado mais no meu potencial, no entanto, são aprendizados, que se um dia eu não tivesse tomado essa decisão não estaria aqui escrevendo essa experiência para você. O que eu diria a mim mesma, oito anos atrás seria o seguinte: “Siga seu coração mas lembra de relaxar e cuidar do seu bem-estar pois a vida não é apenas sobre sua carreira.”

 

Essa foi uma das minhas experiências, no entanto, convivo com diversas mulheres que já tiveram outras situações e que dependendo do olhar que cada uma possui, conseguiram decolar nas suas carreiras e manter o papel de mãe, esposa, filha etc.  

 

Aqui na Suécia, conheço brasileiras que migraram para cá por estarem seguindo seus esposos na carreira deles. Algumas conseguiram seguir sua carreira também, outras decidiram dar um tempo e aproveitar mais a família, e tantas outras que se tornaram mães  obtendo um novo olhar familiar, sem deixar de lado seu foco na carreira. Às vezes a transição de carreira está relacionada com uma nova percepção sobre si e seus diversos papéis e acho isso maravilhoso. 

 

A minha experiência e convívio com tantas mulheres, me faz acreditar que não é preciso escolher, entre carreira ou família e sim harmonizar ambas as áreas, tendo consciência que em alguns dias ou até semanas você poderá ter um olhar mais voltado para uma delas , mas que isso não precisa se tornar uma rotina, ao ponto de você se sentir culpada, frustrada, cansada, triste ou com a sensação de que nada está fluindo. 

 

Caso você hoje, esteja com algum desses sentimentos, pare um pouco, reflita sobre os resultados que você deseja alcançar e lembre-se que estamos aqui para experienciar as diversas áreas da vida. Refaz seu planejamento diário, semanal, busca ajuda  de uma mentora e curta os seus diversos papéis pois se eles existem, devem ser vividos. 

 

 

 

 

Danielly Fagern com mais de 20 anos de experiência em vendas e marketing estratégicos em diversos segmentos. Filha, esposa, empreendedora, mentora de liderança estratégica e inteligência emocional, administradora de empresas com especialização em inovação e empreendedorismo na Suécia. 

 

Idealizadora da Jornada das Empreendedoras, Embaixadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) na Suécia e Mentora de Carreira no programa aceleradoras de carreira do Grupo Mulheres do Brasil. Autora do Livro “Nada se compara a você – seja líder de si mesma.” 

 

Fundadora da DanRos consulting, empresa focada em estratégias de negócios, competências de liderança e no despertar de si mesmo.

Instagram : https://www.instagram.com/daniellyfagern/

Linkedin : https://www.linkedin.com/in/daniellyfagern/

Mulheres in Rio © 2020. Todos os diretos reservados.  Desenvolvido por Veronique Sales