AMAZONE-SE!!!

Por Luciana Jaroslavsky

Que a Amazônia é incrível, deslumbrante, você já deve imaginar. Mas agora eu te pergunto: Por que conhecer o Amazonas?

 

Porque os mistérios e encantos dessa parte do Brasil, vão além da explicação. É preciso sentir e vivenciar. Não há viagem igual.

 

Historicamente, ela foi a última região brasileira a ser colonizada pelos portugueses. Por isso, é a parte do Brasil que mais preserva traços da cultura indígena e o que encanta ainda mais essa região. A Amazônia tem proporções colossais e um grande potencial turístico. São mais de 5 milhões de quilômetros quadrados que cruzam 9 países.

 Biomas como o Cerrado e o Pantanal, florestas, campos rupestres, campinas, matas secas, igapós, manguezais, ilhas, praias fluviais de areia branca, cachoeiras e riquíssimas flora e fauna.

Os rios da Amazônia, sem dúvida, constroem o melhor caminho para desfrutar dessa jornada. Mas você ainda pode ficar hospedado(a) em um hotel de palafitas, sobrevoar a região e até pernoitar no meio da selva.

 

Se você quer mais motivos vem comigo: 

A natureza mais exuberante do planeta, com a maior biodiversidade do país. E a fauna surpreende com animais que você nunca sonhou encontrar, como o mítico boto rosa, que nada encantando pelos rios, dócil e amigável, ele vai amar te conhecer. (Existem programas especiais para nadar com eles).

Sabia que o boto também é conhecido como protetor das mulheres? 

Reza a lenda que que antigamente após vários naufrágios, o boto rosa socorria as mulheres nas águas e as empurrava para as margens. Incrível o instinto, né? 

 

Integre-se e entregue-se!

As cachoeiras, corredeiras, cavernas e grutas não pode ficar de fora de um roteiro pela Amazônia. Para quem curte aventura, vai se deslumbrar com rapel, rafting, tirolesa, bóia-cross, caiaque, arvorismo e trilhas na selva. 

Com altura entre 3 a 30 metros, grande parte das cachoeiras está inserida em reservas protegidas e parques naturais, ou em propriedades particulares. Dentre as mais populares, estão as Cachoeiras do Urubui, do Santuário e Iracema. É preciso que sua agência indique e reserve os guias locais autorizados. 

 

Se na escola, você estudou os rios e afluentes até decorar… é hora de fazer valer a pena. Quem vai a Amazônia, precisa visitar Manaus e testemunhar o Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões. A cor escura e quente do rio Negro se misturando ao marrom frio do rio Solimões é de arrepiar. Só não é possível, nem seguro mergulhar por aqui. As águas são profundas e perigosas.

 

Existem excelente empresas que  navegam pelo fluxo dos rios, onde você apreciará o Arquipélago de Anavilhanas, um arquipélago fluvial com mais de 400 ilhas – o maior do mundo. 

Os passeios por igarapés, afloramentos rochosos e bancos de areia são uma grande aventura, complementada por caminhadas pela mata, focagem noturna de animais, pesca esportiva, canoagem e rafting. E a beleza das vitórias-régias, magníficas e gigantes plantas aquáticas típicas da região.

 

Importante ressaltar que para viajar e desbravar a Floresta Amazônica, é fundamental contratar uma empresa autorizada e experiente que vai garantir os melhores horários, roteiros de lugares para ver o que de melhor a selva oferece, incluindo a observação de pássaros raros, crocodilos, muitas espécies de macaco e outros animais.
Passeios noturnos são ainda mais incríveis e você pode se hospedar no meio da selva. Já se imaginou?

 

Historicamente, a Amazônia foi a última região brasileira a ser colonizada pelos portugueses. Por isso, é a parte do Brasil que mais preserva traços da cultura indígena e o que encanta ainda mais essa região. 

E mais uma das experiências fascinantes que você pode encontrar pelo Amazonas é visitar as tribos locais. Na Reserva de Tupé vivem cerca de 40 habitantes da tribo Dessana Tukana. Os visitantes precisam agendar com seu agente de viagem e serão recebidos com rituais de dança, canto e apresentações com instrumentos próprios. 

É possível comprar objetos artesanais (brincos, colares, arcos, cestos, máscaras etc.) e ainda participar de uma refeição coletiva, onde prova-se diferentes espécies de peixes e iguarias locais.

 

Aos amantes da boa culinária, as dicas são infinitas. A riqueza gastronômica da região vai te fisgar pelo estômago, desde o mais simples peixe frito nos Ribeirinhos até os restaurantes internacionais que criam iguarias como os nativo tambaqui, pirarucu e jaraqui

 

O mix de sabores engloba cupuaçu, ingá e taperebá, graviola, e maravilhoso açaí que por aqui é comido na comida salgada…. hummm delicioso!
Esqueça a dieta e permita-se experimentar de tudo, você nunca mais vai esquecer pois têm sabores que merecem ser sentidos ao menos uma vez na vida.

 

Uma visita a terceira cidade mais populosa do Pará tem aeroporto próprio e é a maneira mais rápida de chegar em Alter do Chão. Um pequeno povoado localizado no ponto mais belo do Rio Tapajós. E Por aqui você tem acesso fácil para muitas outras maravilhas dessa área conhecida pelas maravilhosas praias fluviais.

 

Já deixe agendado o passeio pelo museu. Calma, nada de roteiros chatos. Aqui no amazonas até o museu é encantador e a céu aberto. O MUSA é uma área de floresta de terra firme, nativa, que há mais de 60 anos vem sendo estudada. Você vai descobrir viveiros de orquídeas e bromélias, lago, aquários e laboratórios experimentais de serpentes, de insetos e de borboletas. 

A grande atração é uma torre de 42 metros que permite observar uma das mais magnífica vistas que você vai ter na vida, acima da copa das árvores até onde sua vista nem consegue alcançar. 

A visão é de um local com uma história de mais de dez mil anos, de acordo com os pesquisadores que atuam no Musa. 

Mas vá preparado, não é simples, são 242 degraus que nos levam ao dossel das árvores. Vá Devagar e apreciando cada momento. Seu guia certamente vai te alertar que Quarta-feira é o único dia da semana em que o Musa está fechado para manutenção.

 

É hora de redescobrir o Brasil e aproveitar as maravilhas do nosso país que quase sempre são aproveitadas no turismo só por estrangeiros. Vamos mudar esse hábito? 

Vem comigo descobrir o Amazonas. 

 

Vem comigo descobrir o Amazonas.

Para mais informações, entre em contato:

Luciana Jaroslavsky
Special Turismo: (21) 99972-6763
email: [email protected]

www.linkedin.com/in/luciana-jaroslavsky-viagens

www.facebook.com/lucianajviagensexclusivas

www.instagram.com/lucianajviagensexclusivas

Luciana Jaroslavsky Viagens Exclusivas – Diretora da Special Turismo formada em psicologia com pós graduação em Recursos Humanos, empresária na área de Turismo há 25 anos, atuando na área com excelência, expertise e seriedade de uma curadoria e consultoria personalizada, identificando os interesses, desejos e estilos de vida de cada cliente. O meu trabalho tem como foco levar você a diversos destinos, lugares icônicos e exclusivos , hotéis charmosos com seus designers e arquitetura, aventurar por experiência únicas , seja uma viagem de Lazer, Vinhos, Conhecimento, Literária, Gastronômia, Espiritual ou qualquer desejo que te leve a sonhar e viajar pelo mundo afora com sua logística, cultura e customização.

Minha expertise é transformar viagens em sonhos com conteúdo, essência e sabedoria .

Mulheres in Rio © 2020. Todos os diretos reservados.  Desenvolvido por Veronique Sales