Camila é uma Mulher muito responsável, casada, com marido, três filhos, uma casa pra administrar e todas as responsabilidades da vida moderna. Trabalha em uma grande empresa como advogada, sendo responsável pela defesa dos processos de reclamações comerciais. No dia de uma audiência importante, em que ninguém poderia substitui-la, saiu de casa com as três horas de antecedência costumeira. Uma hora para o tempo regular do seu deslocamento e duas de margem de segurança, já que era uma pessoa mais do que prevenida em suas precauções. Naquele dia, se viu engarrafada em um local que só conseguiria sair, içada por um helicóptero. Começou a ver em seu relógio, todo tempo passando e o noticiário informava, que não haveria solução, além do seu tempo reserva, para chegar a tempo em sua audiência. Em uma situação como esta……O QUE FAZER ?
Paulo, estava no trânsito levando seu filho pra escola. Saiu de casa muito atrasado. Corria além da velocidade permitida, para tentar recuperar o tempo. Quando já estava quase próximo à escola do filho, não percebeu ter dado uma fechada no trânsito em outro motorista. Furioso e alteradíssimo, o motorista fechou o carro de Paulo e saiu esbravejando toda sua ira para tomar satisfações com Paulo pelo incidente. Parecia transtornado e poderia até estar armado, como muitos, nas brigas de trânsito de hoje em dia que acabam em tragédia. Numa situação como esta, o sangue ferve e…… O QUE FAZER ?
João, um professor muito conceituado da Universidade, estava no meio de uma aula em uma turma com mais de 50 alunos, quando foi contestado ofensivamente, por um aluno, em relação a uma abordagem polêmica da matéria discutida. A discussão se inflamou e o aluno partiu para agressão física. Em uma situação assim…… O QUE FAZER ?
Carlos, era um profissional extremamente competente e comprometido com resultados de Alta Performance junto à sua equipe. Trabalhava em uma Empresa que tinha um Grupo Familiar na Direção, Administrando a Organização. Carlos tinha mais Capacitação, Competências e Formação do que seu Superior imediato, um dos Diretores da Empresa. Um dia, Carlos foi ordenado para executar uma tarefa que sabia não daria certo se cumprisse aquela ordem, mas, a autoridade do seu superior, ordenava para obedecê-lo, e se não fizesse, poderia comprometer a permanência no seu emprego. Nestes casos, dá vontade de mandar tudo às favas, mas…… O QUE FAZER ?
Cintia, não conseguia encontrar de jeito nenhum, um documento do filho que precisava fazer uma cópia para atualizar um cadastro da Empresa. Revirou a casa de pernas pro ar, até que vasculhando as gavetas do quarto do filho, encontrou não apenas o documento que procurava, mas também, drogas escondidas em seus pertences. O QUE FAZER ?
São inúmeras as circunstâncias, fatos, situações inesperadas, com as quais nos deparamos e somos surpreendidos em nossas rotinas diárias, onde a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL pode fazer toda diferença no desfecho e resultado de cada caso. Tem momentos que damos uma verdadeira PIRADA, ao sermos surpreendidos pelo inesperado. Tudo que sai do controle, foge à rotina e nos aciona emoções descontroladas, pode gerar medo, provocar raiva, despertar ódio, enfim, nos faz perder o controle das nossas emoções, raciocínio lógico e nos tira do racional, podendo nos por em perigo e trazer transtornos e drásticas consequências para muitas situações.
Sem controle da INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, Camila, presa no trânsito como estava, poderia ter ficado tão transtornada, que teria todas as desculpas para justificar o enorme prejuízo da condenação da Empresa, por sua ausência na Audiência. Mas ao contrário disso, ela conseguiu se comunicar com o marido, fechou e abandonou o carro no bloqueio do trânsito, seguiu a pé um longo percurso até uma via próxima (longe do acidente de trânsito), pegou um taxi e conseguiu chegar a tempo na Audiência, sabendo que seu marido resgataria seu carro no local em que o deixou.
Paulo, por ser treinado na importância da INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, percebeu que alimentar uma discussão de trânsito, ciente que nos tempos atuais, não sabemos com quem lidamos, poderia acarretar até uma morte, além dos traumas que causaria em seu filho, presente ao transtorno da discussão. Com calma, diplomacia e habilidade, conseguiu se entender e acalmar os ânimos do bravo motorista, convencendo-o a aceitar suas desculpas já que nenhum dano tinha ocorrido com os veículos. Refletiu o quanto a pressa pode nos trazer prejuízos. Pela falta deste controle emocional, muitas brigas de trânsito acabam em tragédias e com o controle treinado da Inteligência emocional, muito pode ser evitado.
Muitas vezes, basta uma pequena atitude impensada, para comprometer toda reputação construída ao longo de anos. Palavras ou atitudes que escapam no calor da falta de controle, podem não ter reparação ou desculpa que conserte este feito. Foi o que João pensou, quando teve vontade, mas conseguiu evitar de revidar a agressão recebida. Sua INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, ancorada na sua defesa desenvolvida, o manteve em sua razão, punindo o aluno agressor de forma didática e dentro das normas e leis disciplinares. Conservou assim, diante da turma, a condição de ensinar pelo exemplo, o quanto podemos resolver as coisas sem revidar agressões, preservando assim, sua boa reputação.
Nem sempre, Cargos nas Instituições e Empresas, estabelecem condições de Lideranças e Competências de Resultados no mundo Corporativo. Muitas vezes, Colaboradores com boa formação, habilidades e competências diferenciadas, são responsáveis por resultados de Produção com maior eficiência e Liderança do que Gestores lotados em condições hierárquicas superiores. Exatamente isso, foi o que Carlos fez, com muita habilidade para convencer seu Gestor de que poderia prejudicar a Empresa com aquela ordem. Usou toda sua INTELIGÊNCIA EMOCIONAL para fazer o que era mais adequado de forma inteligente e estratégica.
Por mais cuidadosa que seja a educação com os filhos, nunca se está livre de ter problemas sérios para administrar com eles. Nestes casos é preciso ter o máximo de INTELIGÊNCIA EMOCIONAL para saber conduzir de forma adequada e inteligente, tudo que for necessário para livrar um filho do que possa comprometer sua vida. Foi por sempre fortalecer essa capacidade, que Cíntia conseguiu com controle e competência, ajudar seu filho com apoio familiar e profissional adequado, salvando seu filho das drogas e recuperá-lo.
Em todas as Áreas da vida, a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL faz toda diferença nos resultados que você pode obter. Por isso vem sendo tão estudada cientificamente e difundida, para ajudar as pessoas como uma ferramenta poderosa e capaz de transformar vidas. As competências técnicas, não são mais, os únicos diferenciais para os profissionais em uma empresa. Já foi provado, em estatísticas e indicadores, que o que seleciona um profissional bem qualificado, são suas competências intelectuais e capacitação técnica, mas o que o mantem numa empresa de forma bem sucedida ou pode desliga-lo, por mais competente que seja, são sua capacidade emocional de administrar conflitos, superar crises ou adaptar-se as diferentes circunstâncias impostas pela vida pessoal e profissional.
Você pode descobrir através do auto conhecimento, quais são os pontos, emoções e circunstâncias, que acionam suas emoções para sair de controle e aprender a controla-las através da Inteligência Emocional. Uma das boas técnicas para acionar este controle, é desenvolver uma ancoragem para este controle. Tal qual uma âncora, mantem um barco ancorado ao porto, a âncora emocional, pode te manter à salvo, na linha divisória entre o descontrole e o controle, numa situação que possa trazer, bons ou trágicos resultados.
Como criar uma âncora Emocional? Estabeleça um gesto simples, que possa fazer sem chamar atenção, para simbolizar uma comunicação entre o seu corpo e sua mente. No momento exato em que perceber que algo pode fugir ao seu controle, ancore suas emoções descontroladas recorrendo a este gesto, transformando-as em emoções sob controle. Como tudo na vida, é preciso treinar, treinar, treinar e treinar, até que esta conexão corporal e mental, criem uma força capaz de te ancorar na sensatez do seu controle emocional, quando sentir que suas emoções, possam fugir ao seu controle. Você sabe, porque seu corpo indica, quando as coisas vão mudar nas suas emoções. Nesta hora, use sua âncora. Não fique à deriva.
Barco sem âncora, Carro sem freio, água sem barreira, neve em avalanche e gente sem controle, pode causar grandes acidentes. Mas a prevenção existe para evitar os acidentes. Você pode evitar se machucar e machucar o outro, simplesmente aprendendo a desenvolver sua INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, sabendo como controlar suas emoções e mudar pra melhor sua vida.
Sonia Garcia Diretora Executiva da UNIVERSO Consultoria & Serviços.
Especialização em PNL Practitioner
Especialista em Gestão de Pessoas
Contato:55 21 99759-7489
@universosgoficial @soniagarciasgoficial