O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) divulgou o balanço de dados sobre a violência contra a mulher recebidos pelos canais de denúncia do governo federal. Ao todo, em 2020, foram registradas 105.671 denúncias de violência contra a mulher, tanto do Ligue 180 (central de atendimento à mulher) quanto do Disque 100 (direitos humanos).
Do total de registros, 72% (75.753 denúncias) são referentes à violência doméstica e familiar contra a mulher, informou a pasta. De acordo com a Lei Maria da Penha, esse tipo de violência é caracterizado pela ação ou omissão que cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico da mulher. Ainda estão na lista danos morais ou patrimoniais a mulheres.
O restante das denúncias, que somam 29.919 (28%), refere-se à violação de direitos civis e políticos, que incluem, por exemplo, condição análoga à escravidão, tráfico de pessoas e cárcere privado. Também estão relacionadas à liberdade de religião e crença e o acesso a direitos sociais como saúde, educação, cultura e segurança.
Fonte Agência Brasil
VOCÊ É NOSSA CONVIDADA PARA UM ENCONTRO ONLINE PARA CONVERSA SOBRE ASSUNTO
📆 08/05/21 às 18 horas
Mediadoras: Veronique Sales, Márcia Thimóteo e Luiza Xavier
Palestrantes: Christiane D’Elia, Gilda Pitombo, Adriana Borba, Rapahella Estrella, Viviani Rayes e Adriana Belem.
Sobre a obra de arte FRAGMENTOS
“Por trás da beleza
No limite
No abismo de nós
Há…
Fragmentos da realidade
Centelhas de nós mesmos
Pedaços de algo que se quebrou
Partes de um todo esquecido
Resquícios de lembranças negadas”
Obra de arte e poesia da artista Oci Ferreira.
Gratidão @ociferreirart por compartilhar seu talento!
Obra de arte da artista
OCÍ FERREIRA: É uma poetiza e artista plástica autodidata, nascida na periferia do Rio de Janeiro. Viu boa parte da sua vida, de sua mãe e suas 7 irmãs, ser fortemente oprimida pelo machismo e abuso psicológico. Essas grandes mulheres se uniram, se fortaleceram, e mudaram próprias suas vidas. Ocí se tornou uma empresária de sucesso no mundo da moda, mas foi na Arte onde encontrou a si mesma, e a liberdade para traduzir, em imagens, todas as dores, a força e a beleza do universo feminino. Fez das telas em branco um verdadeiro palco onde reflete toda essa vivência, através de cores, formas fortes e poderosas, em linhas refinadas. Sua arte é visceral, impactante, cheia de emoções e histórias. Formação técnica em Produção de Moda – SENAC RJ e Desenho de Moda – Alexandra Cartaxo.