EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Por: Fábia de Carvalho

Quando se fala em Educação, de modo geral, as pessoas entendem que já são educadas e não precisam aprender mais nada. Não é bem assim, Decifrar os códigos dos relacionamentos é uma arte, ainda mais no ambiente corporativo que tem estrutura e DNA próprios. 

 

O DNA corporativo contém as regras, conceitos, protocolos, “dresscodes”, hierarquias, mecanismos internos e externos etc. que determinam posicionamento e postura de cada colaborador. Esse comportamento e o posicionamento de cada um projetam a imagem da empresa e, por isso, é muito importante que todos entendam, pratiquem e comunguem da mesma ideia. 

 

Colocar em prática o conjunto de regras e diretrizes que desenham o movimento corporativo e saber o momento de revolucionar atitudes e processos é um fardo que o RH não se cansa de examinar. Uma sutil intervenção na conduta de um colaborador pode impactar muito na evolução desse processo. É um trabalho de “formiguinha” que começa na triagem de grupos, seguido da administração de perfis e orientação do desenvolvimento. Os processos precisam ser claros e os líderes devem ter em mente princípios que norteiam os demais: discernimento, maturidade e clareza. Somado a isso, é imprescindível uma comunicação não violenta e uma atenção plena entre as partes para conduzir a tudo que possibilite o desenvolvimento desejado. 

 

Muitas vezes, nesse processo, as diretrizes e métodos são distorcidos pelos grupos. Como em um telefone sem fio em que a mensagem vai se perdendo a cada novo emissor. Ser eficiente e eficaz não são habilidades tão simples. É preciso muito treino, envolvimento e um líder dedicado que tenha determinação e coragem para desafiar questões básicas e transformadoras. À medida que os processos evoluem, torna-se possível visualizar a imagem interna de uma empresa e a externa, aquela que ela deseja apresentar ao público. A Educação é o início de tudo e é importante saber transmitir e ensinar de forma detalhada e, principalmente, encantadora, para inspirar e motivar os participantes. O imbatível universo Walt Disney é um excelente exemplo disso: tem cuidado, dedicação e atenção aos detalhes. Seu sucesso é reflexo de uma cultura corporativa que transcende a corporação e cria apaixonados pela marca.   

 

Essa atenção aos detalhes é prioritária no treinamento da educação corporativa. Outra peça chave rumo ao sucesso almejado é que a consciência de todos esteja desperta. Chamamos isso de mindset e ele precisa estar alinhado ao plano educacional corporativo para garantir que o conteúdo seja gerado e fixado corretamente. 

 

O desafio no desenvolvimento desse conceito começa em reunir perfis que se completem e na descoberta da correta forma de multiplicação da cultura que irá atingir e sensibilizar o maior número de pessoas. Acredito que a fórmula ideal para isso seja: observação, paixão, ação, respeito e uma transmissão com base no encantamento, entusiasmo e envolvimento dos parceiros de trabalho incluídos no processo. Munidos das ferramentas certas como exercícios de conscientização, capacitação das habilidades, domínio do objetivo e propósito final, trazemos grandes valores para essa evolução.  

 

Digo evolução, porque Educação é uma ação contínua e ilimitada, aparentemente simples, mas ao mesmo tempo, complexa. Como escreveu Antoine Exupéry, no clássico “O Pequeno Príncipe”:”O essencial é invisível aos olhos” e “Tu te tornas eternamente responsável pelo que cativas”.  Quem não se lembra com carinho e emoção da primeira professora que enxergou e fez com que acreditasse e desenvolvesse seu potencial? 

 

Educar tem uma parcela divina contida na tarefa e o ambiente corporativo é uma grande academia e espaço de aprendizado. Aliados, mestre e aprendiz, podem construir um império, uma marca, um estilo que pode atravessar séculos desde que haja cumplicidade, determinação e conexão entre as pessoas. Não podemos esquecer que o CNPJ de uma organização é constituído por muitos CPFs, pessoas físicas que com sua eficácia (ou sua inoperância) podem impactar a imagem e até a produção da empresa.

 

É preciso, primeiramente,gerar engajamento e definir módulos de treinamentos adequados aos grupos. Treinamento e Desenvolvimento – T & D – formam o alicerce sólido do crescimento de uma empresa.  Tudo o que fazemos na vida tem um método embutido. Seja ele consciente ou não. Quem pratica métodos de forma consciente, aprende mais rápido e, decupados os métodos e elevados a patamares de treinamento e prática, se tornam hábitos. 

 

Detalhar o método começa pelo diagnóstico das competências e da definição da entrega de resultados. Elaborar as competências está diretamente ligado ao ato do gestor de comandar, conduzir e inspirar. Essas atribuições devem estar ligadas às habilidades de planejamento e controle, negociação, tomada de decisões, gestão e competências interpessoais. Todo esse plano precisa estar alinhado aos líderes que estarão conectados à equipe e serão responsáveis pela condução até o melhor desempenho. 

 

Os valores conquistados são incríveis! Os benefícios que os resultados proporcionam à saúde da organização e a de seus colaboradores promovem um clima encantador que transcende o local de trabalho e atinge a sociedade em geral.  Quantas marcas trazem emoções atreladas a elas? Essa percepção do público externo advém daquilo que é realizado internamente de forma consciente e bem conduzida.  

 

A atmosfera organizacional sadia, eficiente e eficaz, pode ser reconhecida na concretização dos seguintes resultados: 

 

Desenvolvimento de equipes autogerenciáveis;

Aumento da produção e da produtividade;

Redução de erros repetitivos;

Construção de diferenciais competitivos;

Diminuição do turnover;

Surgimento de talentos; 

Ambiente de inovação; 

Elevação do padrão de qualidade;

Cultura de investimento em pessoas; 

Valorização do potencial humano; 

Comprometimento com a entrega de resultados; 

Fidelização dos clientes; 

Redução de desperdício

 

Sucesso, produtividade e prosperidade são metas desejadas por todos. Ninguém abre uma empresa querendo que ela vá à falência. A pergunta aqui é: como atingir e manter esse resultado?  Com uma visão refinada e alinhada é possível aplicar ferramentas, processos e dinâmicas que serão referência futura para qualquer “case” de sucesso. Técnicas, exercícios e práticas se transformam em hábitos e tornam a trilha do desenvolvimento fascinante e promissora. Uma sequência correta de fases e atitudes inovadoras levam à conclusão de um trabalho que envolve a todos. Ganha a organização, o colaborador, o cliente e o mercado. Por isso, dá trabalho, mas educar é o caminho!   





 

 

 

Fábia de Carvalho é administradora com mais de 20 anos de atuação no varejo em uma empresa multinacional, líder no segmento de moda íntima. Especialista em Novos Negócios e Implementação de Estratégias na Obtenção de Resultados Consistentes e Gestão de Mudanças de Mercado e Ambiente. 

Atualmente, atua na área de Saúde como assessora de Operações e Suporte de Qualidade de Vida e Bem-Estar da Clínica de Longevidade. 

Idealizadora do projeto Encontros Positivos com foco em psicologia positiva e mindset de felicidade direcionado ao desenvolvimento do potencial pessoal e profissional. 

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