SEU CLIENTE NA REVOLUÇÃO INVISÍVEL

Por Veronique Sales

Estamos sem dúvida vivendo um grande momento histórico em nossas vidas. As tecnologias vieram otimizar nosso tempo, potencializar resultados, aumentar a entrega, gerar qualidade, melhorar a nossa comunicação, nos tornar protagonistas na busca pelo conhecimento  e principalmente nos mostrar que não existem fronteiras, pois estamos todos conectados.  A nova geração que está vindo,  já nasce conectada e com novas habilidades para se adaptar à nova realidade em que estamos inseridos de todas formas, todos os dias e em vários canais de comunicação.

 A comunicação é a palavra-chave mais importante no momento em que estamos presenciando. A comunicação é resumidamente transmissão dos dados, dados que em sua essência são informações, essas informações com inteligência, viram conhecimento e conhecimento é a base para tudo. Quando falamos em conhecimento pensamos em livros, escolas, universidades, cursos, palestras, intercâmbio, professores, linguagem escrita e falada, treinamento e principalmente experiências. Sim, a experiência é fundamental para a construção do conhecimento real. E é através de experiências que o nosso cérebro comparativo guarda, cria e expande os nossos conhecimentos práticos para novas ideias e viramos agentes mediadores daqueles que estão em busca de atalhos para novos conhecimentos. Tudo que avançamos até aqui, foi reflexo de como a tecnologia na comunicação potencializou o que estamos presenciando, apreciando e interagindo com a incrível Revolução Invisível, onde pessoas assumem o papel de influenciadores, são autoridades em suas expertises, são criadores de conteúdos, o consumo ficou personalizado e os relacionamentos digitais são ilimitados. 

Você deve estar se perguntando, mas o que é a Revolução Invisível? Ela ainda está acontecendo, estamos no meio dela. Ela é mutável de acordo com as necessidades e desejos de todos nós. A Revolução Invisível é um conjunto de novas tecnologias direcionadas para a comunicação, troca de conhecimentos e experiências simultâneas. Vamos pensar, mas o que isso tem a ver com marketing? Tem tudo a ver, pois o marketing é uma ciência orgânica e ela está relacionada a toda a cadeia de consumo, necessidades, desejos, mudanças, comunicação e além dos P’s do Mix de Marketing. O Marketing é uma ciência que tem outras ciências como base como: psicologia, antropologia, sociologia, pedagogia, geografia, história, matemática, biologia, física, química, economia, TI, engenharia e idiomas. Toda essa composição vai gerar dados sobre a matriz que é o cliente. Esse cliente tem necessidades e desejos que vão gerar novos produtos e infinitas possibilidades de estruturação de um negócio existente ou de um novo negócio. O cliente em foco tem interesses, comportamentos, rotinas e interação com as mudanças que são realizadas o tempo todo. O que vai determinar o sucesso de um negócio é a adequação da linguagem de acordo com o público-alvo potencial e abordagem com as personas desejadas. 

Tudo isso leva a reflexão: – Como encantar o meu cliente? É muito importante fazer um mapeamento de todos os detalhes relevantes, mas o que vai determinar a conclusão da validação da qualidade é a experiência que o cliente tem em todo o processo de adquirir um produto e serviço seu. Vou dar um exemplo para gente pensar juntos: – Vera é uma mulher divorciada; de 56 anos; descendente de italiano; tem duas filhas maiores de idade; moradora do Mendanha um sub-bairro de Campo Grande, um dos maiores bairros da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro no estado do Rio de Janeiro, no país Brasil, do continente América do Sul; católica; pedagoga; trabalha em uma escola no Centro de Campo Grande; torcedora do fluminense; ama música MPB brasileira; gosta de ler muitos livros; assistir filmes; vai na Bienal do livro todos os anos; tem intolerância a lactose; está com diabete alta; está fazendo dieta; e começa a fazer hidroginástica; gosta de conversar com as amigas; uma vez no mês faz uma tarde de café e literatura na sua casa para trocar com as amigas; viaja uma vez por ano pelo Brasil e já foi em alguns países como Portugal, Itália, Argentina e Uruguai; tem o sonho de conhecer os EUA; começou a fazer mestrado em educação a distância; está fazendo curso de informática para conseguir fazer as tarefas da universidade; ela precisa estudar inglês; uma vez na semana vai na churrascaria; etc. 

Todos os dados coletados são de extrema relevância no processo da criação das estratégias de marketing, pois é a partir desse estudo que é possível ter o conhecimento dos interesses, padrão de comportamento de consumo, necessidades reais e desejos de acordo com os padrões desse mapeamento. Você deve estar pensando: – Como eu terei tantas informações? A pesquisa é uma ferramenta chave na identificação da persona qualificada. Esta ferramenta de pesquisa pode ser tanto off-line (pessoalmente ou por telefone) quanto on-line (através das redes sociais, tags, landing page, histórico de pesquisas no Google, etc), e ambas podem ser aplicadas para a audiência conquistada (ex clientes e clientes atuais) e a audiência desejada (possíveis clientes potenciais). Primeiramente deve-se traçar um objetivo antes da elaboração da pesquisa. Em relação ao custo e tempo: – A pesquisa off-line é mais cara e leva mais tempo para ser realizada; – A pesquisa on-line é mais barata e leva menos tempo para ser realizada. Você pode determinar o investimento e tempo que pode ficar no ar cada pesquisa, mas para atingir o objetivo é importante determinar o número de pessoas que deseja que seja alcançada com a pesquisa. Após a pesquisa é possível identificar quem realmente é seu cliente. 

Você deve estar pensando: – Mas e o cliente que eu preciso que ainda não tenho? O que você precisa pensar é o seguinte: a abordagem que você tem usado até agora conquistou os seus clientes atuais, se você quer conquistar outros perfis de clientes vai precisar mudar sua abordagem ou inserir mais abordagens para ter a atenção do seu cliente potencial. Esse período que estamos vivenciando na Revolução Invisível a velocidade das mudanças em nossa realidade altera a forma de interação entre marca e clientes. O que deve ser levado em consideração são os feedbacks dos seus clientes para nortear as mudanças que você terá que realizar em seu negócio para se adaptar às necessidades e desejos de hoje dos seus clientes atuais. O que você precisa refletir melhor é que quem dita as regras do jogo na Revolução Invisível é a audiência e não as marcas. 

As marcas que caminham para as necessidades e desejos do cliente são as que terão uma vida longa e saudável no momento que estamos vivendo. A adequação às reais necessidades e desejos do cliente é um fator determinante para o sucesso. As tecnologias da comunicação ajudam muito a oxigenar o relacionamento entre a marca e o cliente, aproveite essa grande oportunidade que você está vivendo, pois você pode está com seu cliente o tempo todo pelas redes sociais e vitrines virtuais que o público acessa através de pesquisa no Google. Quem não aparece na vitrine do Google não existe para o cliente. Quando a linguagem da abordagem está de acordo com a audiência, a venda acontece naturalmente. 

O seu negócio tem presença no universo digital? Você está fazendo as mudanças necessárias para a abordagem? Precisa de ajuda? Fique de olho aqui na plataforma do Mulheres in Rio que vamos ajudar você e seu negócio a conquistar novos clientes. Gostou do artigo? Compartilhe com amigo que tenha um negócio ou familiar e que precisa saber um pouco mais sobre as novidades para sua marca encantar mais clientes.


Veronique Sales: É amante da natureza, rock, música clássica, artes, nerd que ama aprender. Graduada em TI, Administração e se especializou em Marketing. Super mãe do Pierre, Sophie,  Odhin Yves. E é  Samurai… isso mesmo! Segue o caminho da espada através da prática de Kenjutsu. Empreendedora apaixonada com um time top da AutonoMei, uma agência de marketing completa para o pequeno empreendedor que precisa crescer e conquistar mais clientes. Ela idealizou e criou a marca Mulheres in Rio  e junto com a Márcia Thimoteo fez um evento com muito carinho para a comemoração ao Dia Internacional da Mulher , na Cidade das Artes, com a ajuda de patrocinadores, parcerias e apoios. Ela também desenvolveu uma plataforma do Mulheres in Rio com o propósito em apoiar mulheres em sua jornada feminina e empreendedora em busca de conhecimento, cultura, cuidados, entretenimento, direitos, saúde, beleza, networking e proporcionar presença digital para seus negócios.

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